terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quem conhece o Aufabeto dos cães?


Mas não se engane. Não é sobre a linguagem canina que vamos falar. O sugestivo nome é de mais uma empresa que trabalha com serviços day care e hotel para cães. 



A entrevista de hoje contou com mais de um entrevistado. Foram Luisa Pires, Pedro Maia e a contribuição de Valkíria Almeida na escolha e envio de fotos. Vamos apresentar outra empresa em Belo Horizonte que trabalha com os serviços de day care e hotel para cães. É o Aufabeto – Instituto de Educação Canina. Os proprietários Luisa e Pedro se dividiram na tarefa de nos responder as perguntas e, por isso mesmo, diferente do que faço em toda a entrevista, não irei personalizar as respostas. Dessa vez colocarei na “voz” da empresa – Aufabeto. Mas partiremos da história contada por Luisa. Vamos conhecer o motivo da criação do Aufabeto?
A história do Aufabeto começa quando Luisa Pires se mudou para São Paulo e adquiriu seus dois cães, o Buda e a Pupila. Um Bernese e uma Boxer, respectivamente. “Constantemente precisávamos de um lugar para deixar os nossos cães para podermos visitar os parentes em Belo Horizonte.  Só  encontrávamos lugar pra deixá-los onde ficavam em gaiolinhas. Eu morria de dó e preocupação. Além disso, meus cães eram muito agitados e destruíam a casa inteira. Andava com eles religiosamente, fazia chuva ou sol. Tiveram os melhores adestradores de São Paulo. Mas mesmo assim destruíam jardim, rasgavam suas caminhas e latiam muito.”

Metas, planejamento e capacitação.
“Tracei como objetivo conseguir domar meu cachorro, principalmente o Bernese que pulava muito e me mordia pra brincar. Então pesquisei bastante, até encontrar um curso de adestramento com o Dr. PET, o Alexandre Rossi. O curso aconteceu numa creche para cães. Comecei a me interessar tanto pelo assunto que acabei indo trabalhar com o Alexandre e virei sua produtora de filmes e propagandas.  Além da parte jornalística, também comecei a treinar os animais. Foram vários, como cães, gatos, lhamas, avestruz, entre outros. Acabei colocando meus cães nessa creche onde eles frequentavam duas vezes por semana com o objetivo de gastar energia, socializar com outros cães e assim reestabelecerem seu equilíbrio mental e físico. Foi incrível! No primeiro dia eles se transformaram! Assim que eles entravam no carro para ir embora da creche, eles já iam dormindo. E a equipe da escolinha me deu muita bronca e dicas de como ser uma dona melhor - disseram que eu os tratava como se fossem poodles,rs. Além disso, quando eu viajava, eles ficavam em um ambiente super agradável, 100% soltos, e isso me deixava super tranquila.
Essa transformação deles como cães e eu como dona foi tão grande que me fez fazer disso a minha profissão. Pensei:  se eu consegui me transformar desse jeito, qualquer um consegue. Precisamos levar isso pra Belo Horizonte. No mesmo momento corri atrás de todos os livros, cursos e claro, pedi um emprego na escolinha dos cães onde fiquei até achar que estava pronta para voltar para Belo Horizonte.”


Cãopetente – Há quanto tempo existe o Aufabeto – Instituto de Educação Canina?

Aufabeto - Há 3 anos.
Cãopetente – Descreva os serviços oferecidos pelo Aufabeto.

Aufabeto –  Daycare. O Aufabeto atua no desenvolvimento comportamental e prevenção de distúrbios comportamentais de cães, através do gasto de energia por exercícios e brincadeiras e da socialização com outros cães. Assim como nós humanos, os cães necessitam de estímulos diversos para alcançarem o seu equilíbrio. Excesso de latido, depressão, lambedura de patas, automutilação, obesidade, são exemplos de comportamentos que podem ser prevenidos ou eliminados. Em um espaço físico planejado e construído especificamente para este tipo de serviço, composto de pátios de grama sintética planos, pátio de grama natural e lounges com tatames e almofadas, profissionais qualificados e especializados em comportamento canino trabalham com o cão, objetivando o bem estar individual e a qualidade de vida no relacionamento entre você e seu companheiro. Mantemos os animais livres de baias e coleiras. Os cães só são separados no momento da alimentação, para evitar disputas por alimento.


Hospedagem. A hospedagem acontece no mesmo espaço do daycare. Durante o dia, os cães participam das atividades recreativas e, à noite, descansam protegidos em lounges com tatames e almofadas, para recuperar a energia. Nossos profissionais acompanham os hóspedes 24 horas por dia. A entrada dos cães se dá das 7h às 10h e de saída das 7h às 15h. Passado este horário é cobrada uma nova diária. A entrega dos cães pode acontecer até às 19 horas. 

Banho e Tosa. Nossos clientes podem contar com a qualidade do nosso serviço de banho e tosa durante a semana, para receberem seus cães limpos e saudáveis ao final de um dia de aula. Após o término do banho, os cães não ficam em gaiolas aguardando a hora de voltar pra casa. Eles ficam em lounges de descanso e relaxamento.

Transporte. Oferecemos transporte opcional em veículo próprio, com velocidade controlada, no qual os cães são separados em caixas de transporte, em ambiente arejado e seguro. Nossos motoristas são treinados para aplicarem conceitos de psicologia canina em seu dia a dia.


 Cãopetente – Qual a quantidade média de animais vocês atendem diariamente e qual a demanda em época de férias? Qual a capacidade máxima do Aufabeto?

Aufabeto - Média de 30 clientes por dia. Nas férias esse número dobra. Nossa capacidade varia de acordo com o perfil dos cães, mas é, em média, de 70 cães por dia.

Cãopetente – Quais os critérios para poder utilizar os serviços do Aufabeto?

Aufabeto - A proposta de uma escola canina onde os cães ficam 100% soltos requer cuidados específicos relacionados à saúde e integridade física dos nossos alunos. Para frequentar o day care ou o hotel, é necessário que o cão passe por uma avaliação física e psicológica, em que são checados o nível de energia, agressividade, ansiedade de separação do dono e capacidade de socialização com outros cães. A avaliação tem a duração de três horas e é gratuita. Dependendo do perfil do cão, um período de adaptação pode ser necessário, antes que o cão passe a frequentar o Aufabeto integralmente. 


Cãopetente – E quanto às vacinações?

Aufabeto - Os cães devem estar com as vacinas V8 ou V10, Raiva e Tosse Canina em dia e estas devem ser comprovadas através da apresentação da carteira de vacinação, no dia da avaliação. A única forma de garantirmos que todos os frequentadores do Aufabeto estejam com o anti-pulgas em dia é responsabilizarmos a equipe Aufabeto pela aplicação dos mesmos. Para isso, o proprietário pode optar por trazer o anti-pulgas de sua preferência ou o Aufabeto pode fornecer o produto que será cobrado à parte. Periodicamente efetuamos controles de vermifugação nos cães para garantir o controle de zoonoses. E, no caso das fêmeas no cio, elas só podem frequentar o Aufabeto após o término do ciclo.

Cãopetente – Como separam ou diferenciam as atividades para os diversos tipos de cães?

Aufabeto - Separamos por nível de energia, mais agitados com mais agitados e menos agitados com menos agitados. Cães idosos e filhotes tem atenção e separação específica.

Cãopetente – Que tipo de atividades são realizadas?

Aufabeto - Passeios no entorno da empresa, brincadeiras com bolinhas, freesbies, brincadeiras com água, piscina com escorregador, exercícios de faro e obediência.



Cãopetente – Como lidam com a questão comportamental de cada animal? Possuem veterinário in loco?

Aufabeto - A maioria dos problemas comportamentais se resolvem com gasto de energia e socialização. O restante é trabalhado individualmente, caso a caso. Não possuímos veterinário na empresa. Nosso foco é comportamental e não clínico. Temos parceiros veterinários em caso de necessidade.

Cãopetente – O que o dono de cada animal precisa levar e o que vocês oferecem?

Aufabeto - Precisa levar apenas ração e, em caso de algum tratamento veterinário, os medicamentos a serem ministrados.


Cãopetente – Fale um pouco sobre a segurança do local. 

Aufabeto - Segurança vem em primeiro lugar no Aufabeto. Lidamos com vidas diariamente, o que exige muito rigor em relação a este assunto. Os cães possuem acompanhamento 24 horas e a separação influencia muito na segurança. O espaço físico conta com câmeras, concertinas (cercas de proteção) e portões que separam um espaço do outro, para evitar fugas. Visitações são limitadas, pois influenciam no comportamento dos cães.


Aufabeto - Instituto de Educação Canina

Telefones: (031) 3297-7991 / (031) 9786-7979
Endereço: Rua Halley, 987 - Bairro Santa Lúcia - Belo Horizonte/MG


O que é bom?
Quem pode atestar o que é bom ou não, são as pessoas que utilizam determinados serviços. Não eu. Eu busco por informações. No texto de apresentação e boas-vindas aos leitores do blog, expliquei os motivos que me levaram a criar o espaço e a buscar por conhecimento perambulando pelos mais variados temas relacionados ao mundo pet (http://caopetente.blogspot.com.br/2013/07/a-quem-interessa-o-caopetente-bem.html).
Desde este recente início que pude fazer algumas constatações. Vou falar sobre duas positivas situações com as quais tenho me deparado. A primeira é bem pessoal e versa sobre as pessoas que gostam verdadeiramente de animais de estimação. São, em sua maioria, pessoas disponíveis, amorosas, sensíveis, educadas e bastante receptivas. Tenho tido gratas surpresas a esse respeito e muito apoio por parte daqueles a quem procuro para contribuir com o nosso espaço.
A minha segunda e feliz constatação, e bem mais relevante do ponto de vista do tratamento oferecido aos animais, é a busca por capacitação e muita informação por alguns profissionais do setor. Pessoas que estão sempre procurando por soluções adequadas ao bem-estar dos animais, que estudam, pesquisam, investem e se apoiam em modernidade e conforto. O que resulta em animais sendo tratados com muito respeito, responsabilidade e dedicação; e em donos que a partir dessas ofertas aprendem a lidar melhor com seus companheiros de estimação. Estimado animais que tem se tornado membros efetivos e presentes nas vidas familiares. As famílias tem aprendido não a humanizar os animais, mas sim, a respeitar suas necessidades e limitações.
Prezados leitores, esse papo pode ser muito óbvio para quem já vive essa realidade. Mas na contramão dessa bela condição que vem se configurando cada vez mais no mercado pet, também nos deparamos com as crueldades, abandonos e a falta de vontade de se informar. E como sabemos, informação é tudo.
O que é bom? Tudo aquilo que se embasa em conhecimento e que tem como prioridade o bem-estar, a segurança e a saúde dos nossos bichos.

Links encontrados na internet de empresas com serviços similares
São várias opções quando pesquisamos na internet sobre esses serviços. Mas São Paulo, pelo menos nos anúncios virtuais, disparam com o oferecimento dessas e de outras opções no setor pet. Importante mesmo é pesquisar, informar-se, solicitar referências, visitar o local onde irá deixar seu amigão. 

São Paulo

Vitória/ES

Rio de Janeiro
Guia SP e RJ


Quem já contratou o serviço de Pet Sitter?
A profissão usualmente conhecida e difundida com a nomenclatura inglesa, nada mais é do que babás de animais de estimação. Seja em inglês ou na nossa língua, um excelente serviço que pode ajudar e muito, a todos que não querem deixar seus cães nas mãos de qualquer pessoa, ou que não tem com quem deixar e precisam de profissionais que possam ir até suas casas para cuidar dos seus animais.
Na próxima sexta-feira (27), a conversa gira em torno desse serviço de pet sitter. Camila Medina e Érika Cãovívio (assim ela gosta de ser chamada), de Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente, oferecem esse serviço que visa minimizar a solidão do animal enquanto o proprietário está  fora de casa. São também profissionais que cuidam dos seus ‘quatro patas’, durante uma viagem para onde seu cão não possa acompanhá-lo.
Mais uma opção. Conheçam as babás que seus cães e gatos podem ter.
Até mais ver.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.