sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Creche: queremos a opinião dos cães!

Tradução simultânea por suas 'donas de estimação'.



Na última entrevista falamos sobre a Maternau Creche para Cães, uma empresa de Belo Horizonte que oferece serviços day care e hotel para cães. Uma alternativa de prestação de serviço que preza pelo conforto, bem-estar e segurança dos animais de estimação.

Hoje vamos para a segunda etapa daquela entrevista conversando com duas clientes da Maternau. São pequenos depoimentos para conhecermos suas necessidades e as opiniões a respeito do serviço. A ideia é mostrar as duas pontas e ajudar aqueles que ficam em dúvida sobre o que fazer com seu cãozinho enquanto trabalha ou quando precisa viajar.

Os clientes da creche/hotel são o Rei e a Charlotte, um beagle e uma West Highland White Terrier, respectivamente. Dois lindos cães que, por motivos e em ocasiões diferentes, participam das atividades oferecidas pela Maternau. Já no início das entrevistas com as proprietárias de ambos os cachorrinhos, fica fácil observar o amor com que os dois são cuidados. Fazem mesmo parte das famílias com as quais vivem. E iniciativas que visam maior qualidade de vida para o animal dependem de vários aspectos. Mas partem dessa preocupação e amor dos proprietários.

Presentinho mais lindo esse Rei, hem!!!
Maria Cecília Mendes Pagel, advogada, 32 anos, ganhou o seu beagle de um estagiário. “O Rei nasceu no dia 10 de maio de 2012 e foi um grande presente que ganhei de um estagiário que trabalhava comigo em um escritório de advocacia. Adoro cães, e além do Rei possuo mais três, porém, moram em Santa Catarina com a minha mãe. Moramos eu, meu noivo e meu filho de quatro patas.” 

Quem resiste a essa carinha linda da Charlotte?



Já a zootecnista, Ana Maria Carneiro de Novaes de Lima Géo, 50 anos, contou que em sua residência moram ela, o marido, dois filhos e “a Charlotte que é a princesa da casa.” Charlotte foi adquirida em um canil de Belo Horizonte e está com apenas nove meses. Mas já possui sua rotina em casa. “Ela caminha todos os dias durante 40 minutos e nós brincamos muito. Ela é adorada”, disse Ana Maria. 

Além de deixar seus pets na Maternau e da importância que cada um dos cães ocupa claramente em suas vidas, o que a história de Maria Cecília e Ana Maria tem em comum? Nada demais. Eu diria que uma coincidência que pode apontar para a confiança que elas possuem nos serviços que a Maternau oferece. As duas deixaram o Rei e a Charlotte na Maternau pela primeira vez quando ambos tinham apenas três meses de idade. Filhotinhos, filhotinhos. A Ana deixa a Charlotte no hotel quando precisa se ausentar da cidade. O Rei frequenta a creche todos os dias da semana, mas, segundo Maria Cecília, inicialmente ficava lá duas vezes por semana.

Vamos conhecer um pouquinho da rotina dessas famílias?

Charlotte e suas férias no hotelzinho.

Cãopetente – Quando e por que a Charlotte se hospedou pela primeira vez?

Ana Maria- A Charlotte ficou a primeira vez na Maternau com apenas três meses de idade, durante três dias. Só viajei, porque tive indicações maravilhosas da Maternau. Minha cabeleireira foi quem me indicou. Fui fazer uma visita e então pude perceber o carinho das funcionárias e da Ludmila com os animais. Só deixo a Charlotte hospedada quando vou viajar para algum local para o qual não posso levá-la. Em julho ela ficou durante 10 dias.



Cãopetente – Como percebe a Charlotte depois de alguns dias hospedada no hotel?

Ana Maria - Gosto de deixá-la na Maternau, pois quando chego para entregá-la, ela já fica muito feliz. Sinto que ela ama de paixão a Cláudia, funcionária de lá. Quando vou pegá-la, ela chega cansada, pois lá tem várias atividades, o que é muito bom para ela.

Ana Maria fez uma breve síntese para a gente. Mas o que fica de importante é a satisfação da Charlotte, não é mesmo? 



E o Reizinho da Maternau? 



Cãopetente - Quantas vezes por semana o Rei vai para a Maternau e qual o período que fica na creche? 

Maria Cecília - Comecei utilizando os serviços da Maternau duas vezes por semana, e hoje, ele frequenta todos os dias, de segunda à sexta-feira das 09 horas até, aproximadamente às 16h30.

Cãopetente - Por que decidiu usar esse serviço? 

Maria Cecília - Eu e meu noivo trabalhamos o dia inteiro e sempre discordamos da ideia de deixar um animal de estimação sozinho em casa durante o dia. Aliado a essa nossa opinião, mas com a vontade imensa de ter um cão, que optamos em deixá-lo na creche apenas duas vezes por semana. Conheci a Maternau e me encantei com os serviços, e principalmente pelo atendimento! Somadas todas essas circunstâncias e vendo a alegria do meu filho de quatro patas indo e vindo da creche, decidimos deixa-lo lá todos os dias. Desde então o Rei se tornou um outro animal: mais dócil, mais calmo e muito mais alegre.

Cãopetente – Quais os principais pontos positivos em levar o Rei para a creche? 

Maria Cecília - O beagle é um cão com personalidade forte e extremamente bagunceiro. Ele precisa de atividades intensas durante o dia, ou então seus móveis, sapatos, paredes e até porta serão seus alvos para descarregar tanta energia. O Rei começou a destruir menos as coisas lá em casa, se socializou fácil e rápido com outros cães e inclusive com as pessoas. Claro que precisei de uma adestradora, a Isabela Jardim, que me auxiliou na educação do Rei. Pois, como disse anteriormente, essa raça é conhecida pela sua personalidade “sapeca”. São inúmeros aspectos positivos em levar o Rei na creche, tanto que considero a Maternau como sua segunda casa (embora sinta ciúme em dizer isso, hehe). O Rei sem dúvida é muito mais feliz frequentando a creche, pois lá conquistou inclusive inúmeros amigos, dentre eles o labrador Dante.



Cãopetente – Então seu comportamento em casa melhorou?

Maria Cecília - Totalmente! Rei foi um cão difícil demais no começo. Todos os meus móveis foram destruídos, portas, sofás, tênis, controles remoto... Ele melhorou muito. Está mais calmo e mais feliz também.

Cãopetente – Ele tem até um melhor amigo! Fale mais então sobre o convívio dele na creche com os outros animais? 

Maria Cecília - Esse é o ponto que mais me encanta! É inacreditável o que presenciamos lá. Como nós, seres humanos, os cães possuem suas rodas de amizades e inclusive preferências. O Rei é considerado o cão que mais se socializa com os demais, até porque frequenta a creche desde novinho. Penso eu, que ele faz jus ao nome, “REI’, porque acaba achando que pode tudo e com todos lá dentro (rs). Brinca com cães de todos os tamanhos e raças. Como disse anteriormente, o Dante, o labrador, é um grande amigo. Eles vivem brincando juntos. Uma graça!

Cãopetente - O que você mais gosta na Maternau? 

Maria Cecília - O que mais gosto é o carinho que toda a equipe tem como meu filho de quatro patas. Além disso, é saber que o Rei frequenta um ambiente saudável, limpo, organizado, tanto que posso nominar como sua segunda casa.

Cãopetente - De acordo com o relato dos responsáveis, do que o Rei mais gosta enquanto está na creche? 

Maria Cecília - Bagunça em geral (rs)! Ele adora brincar com outros cães e principalmente pegar alguns objetos e fazer a brincadeira pega-pega. Os outros cachorros ficam tentando pegar o objeto que ele tem na boca.

Cãopetente – Você já disse que até sente ciúme da segunda casa do Rei. Então como observa o contentamento do seu beagle quando o leva?

Maria Cecília - Ele abana o rabinho para todos os funcionários. Ele os vê e se empina todo. Além disso, ele já conhece a rotina: todos os dias de manhã ir para a creche! Chegando lá, bagunça pura. Tem maneira melhor de avaliar que seu cão está se divertindo?


O que teremos na próxima semana?

Parceiros, leitores Cãopetentes, minha intenção é, como eu disse acima, mostrar os dois lados da moeda. Sempre que for possível, é isso que pretendo fazer. Acredito que seja uma forma de elucidar dúvidas e de criar mais segurança para aqueles que tem medo de utilizar determinados serviços.

Sendo propositalmente repetitiva, só sugiro que sempre busquem por informações prévias. Veja o exemplo da Ana Maria que, ao deixar a Charlotte pela primeira vez no hotel, foi visitá-la e felizmente constatou que ela estava sendo muito bem cuidada. Qualquer prestador de serviço que ofereça qualidade e segurança no que faz não irá se importar com esse zelo do proprietário de um animal de estimação. Transparência é tudo.

Na próxima semana teremos outra entrevista com proprietários de uma empresa com serviços similares em Belo Horizonte, o Aufabeto – Instituto de Educação Canina. Estou mostrando duas boas opções naquela capital. Certamente existem outras. E ainda, disponibilizarei links de sites que encontrei na internet de serviços como esses em outras cidades.

Outro serviço que tem sido bastante procurado pelos donos principalmente de cães e gatos é o de pet sitter. Conversarei também com Camila Medina e Érika Cãovívio – assim ela gosta de ser chamada. Uma de Belo Horizonte e outra de São Paulo. As duas oferecem esse serviço que visa minimizar a solidão do seu animal enquanto está fora de casa, ou ainda, são profissionais que cuidam dos seus ‘quatro patas’, durante uma viagem para onde seu cão não possa acompanhá-lo.


Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.