terça-feira, 27 de agosto de 2013

O dilema da coleira


Isso mesmo. Para mim, desde que o Zeus passou a ter mais de 18 quilos, a coleira que eu usaria nele passou a ser um dilema! Zeus não caminha. Ele corre. Não acelera. Sai nos puxando com uma força que não consigo descrever; mas talvez vocês possam imaginar. Dada a minha forma nada atlética, isso se tornou um pouco mais complicado. A sensação que tenho é que saí de um carro e ao bater a porta, parte de minha blusa ficou presa. O motorista arranca o veículo e enquanto ele não para eu tenho que acompanhá-lo correndo para não ser arrastada. Pronto. Acho que consegui explicar a sensação.

Qual coleira? Como devemos utilizá-la? A resposta vai depender do tipo de animal que temos em casa. Se ele é adestrado ou não. Calmo ou não. Enorme ou não. Zeus ou não.

Coleira simples
Aquela do tipo enforcador nem passa pela minha cabeça utilizar em quaisquer situações. Desculpem-me aqueles que são adeptos. Mas até o nome já é meio assustador, não é não? Principalmente aquelas com garras. Aquilo é no mínimo cruel e, para mim, deveria ser proibido. Outra coisa que precisamos estar atentos é em como colocar as coleiras corretamente para evitar acidentes. Elas não devem ficar no meio do pescoço do animal e sim na parte mais alta, para evitar sufocamentos com os puxões. Também deve-se deixar uma pequena folga. A coleira tem de ser algo seguro mas, sobretudo, confortável para o animal. E no caso de um cão feito o Zeus precisa também ser resistente.

Coleira peitoral
Comecei com a coleira simples, com guias curta e longa, nunca retráteis. Também utilizei a coleira peitoral. Essa última funciona bem se o animal não tem esse ímpeto de ficar puxando quem o está conduzindo. Se for o caso, ela estimula mais esse gesto e precisa ser logo deixada de lado.

Até mais ou menos uns oito a nove meses de idade eu ainda dava conta de controlar os rompantes "labradorianos" do Zeus. Só que o peso e a força dele começaram a ficar desproporcionais à minha força. Sempre soube que adestrá-lo seria a melhor solução. Mas toda vez que me programei para isso, um imprevisto do tipo, falta de grana, ocorria. Ou ocorre. Tive até ajuda de duas amigas adestradoras, tanto com dicas para torná-lo mais controlável, quanto para experimentar novas coleiras. Mas ainda assim o fato é que o Zeus passou a me conduzir nos passeios e não eu a ele.

Então uma dessas amigas me indicou a Gentle Leader. Uma maravilha!!! Só não pode ser utilizada em cães com focinho curto. Parece com um cabresto. E sinceramente, no início não me causava uma boa impressão. Dava a sensação que iria machucá-lo. Mas se colocada corretamente, não impede o animal de cheirar, comer, latir, nada mesmo. Mas claro que ao tentar puxar causa um certo desconforto e é isso que o condicionaria a perceber que sem puxões, não haveria tensão na coleira e, consequentemente não teriam desconfortos.
Gentle Leader
Bem, até que deu certo no início, enquanto o Zeus ainda achava que realmente ela o limitaria. E eu, em contrapartida, também achei que isso o tornaria mais tranquilo. Doce ilusão. A coleira mesmo não o machucou. Mas ele continuava puxando, principalmente quando via outro cãozinho pela rua. Até o dia que ele decidiu que não ficaria de forma alguma com aquela tira no focinho e sentou a unha. O resultado não podia ser outro. Ele se machucou, não é? Não foi a coleira. Mas sua tentativa de tirá-la. Obviamente que eu nunca mais tive coragem de utilizá-la. Eu sei que sou mole e ele um oportunista! Mais um ponto para o Zeus.

Diante disso o que fazer? Não queria deixar de caminhar com ele. Então resolvi tentar a Easy Walk. Como observarão, esse modelo é bastante parecido com o peitoral comum que nós conhecemos. No entanto a guia é engatada na parte frontal do peito do animal e não no dorso, como naquela comum. Isso é que o impede de nos puxar. Até agora tudo bem!!!! Aparentemente, ela não oferece todas as vantagens da anterior.
Easy Walk
Mas se deu certo com o Zeus, para mim tem 100% de aprovação. Lógico que ele não perde a mania de querer puxar. Mas está dando mais resultado. Como nada no equipamento o incomoda, ele não corre riscos de se machucar novamente. Ela atua apenas quando ele quer sair correndo na minha frente e não consegue pois sua reação de voltar é instantânea. Está ficando melhor condicionado a permanecer do meu ladinho. Junto!

Ufa!!

No caso de controlar os impulsos do Zeus é necessário competência e paciência. Acho que tenho mais esta do que aquela. Mas o meu medo do labrador se machucar ou se soltar era tão grande antes da última tentativa com o novo modelo de coleira, que eu transmitia esse nervosismo e insegurança para ele. E esse meu comportamento também prejudicava os passeios. Mais tranquila e confiante, eu também consigo fazer com que ele permaneça mais calmo. Mas quando aquele cachorrinho ou cadelinha surgem em alguma esquina...

Ah, essa história eu conto depois. Quando eu conseguir conter os impulsos de macho do Zeus.

De qualquer maneira devo muitos agradecimentos às adestradoras Márcia Okabayashi e, principalmente, à Isabela Jardim. Ficamos muito mais seguros quando entendemos melhor o comportamento do animal. Elas merecem um carimbão de CÃOPETENTES.

Durante o dia

Para o dia a dia uso essas coleiras simples com identificação nossa e do cão e só a retiro à noite. A identificação é algo essencial. Isso porque caso 'acidentalmente' o acelerado Zeus resolva tentar escapulir quando abrirmos o portão e dar aquela sumidinha, alguém de bom coração pode nos telefonar para resgatá-lo. Mas nunca aconteceu. E espero sinceramente não ter de passar por esse estresse.

No nosso próximo texto falaremos sobre adestramento. Quem nos dará informações muito bacanas será a bióloga e adestradora, Isabela Jardim.

Na sequência trataremos sobre o tema comportamento animal. A entrevista dessa vez será com a Adestradora e Consultora Comportamental, franqueada da Cão Cidadão, Cassia Rabelo Cardoso dos Santos. Duas pessoas também falarão sobre a sua experiência com adestramento e consulta comportamental. Clientes da Cassia que estão muito felizes com os resultados.

Comportamento animal e adestramento. Não são a mesma coisa? Essa confusão existe sim. As duas coisas estão diretamente ligadas. As entrevistas elucidarão bem os assuntos.

Bem, na minha experiência precisei utilizar alguns modelos diferentes e pude passar essa experiência para vocês. No entanto, cada caso é um caso. Por isso, abaixo incluo dois links com dicas adicionais sobre coleiras e guias.


Até mais ver!

http://www.labellealana.com/2011/07/hora-do-passeio-forma-correta-de-passer.html

http://www.agendapet.com.br/2012/09/qual-e-melhor-coleira-para-o-seu-cao.html


7 comentários:

  1. Muito boas as dicas, Cynthia! Mas é sempre bom também usar uma guia de "segurança" no pescoço, acoplada junto com a Gentle Leader ou Easy Walk, para evitar riscos de que cães mais fortes consigam abrir o fecho! Parabéns pelo blog! Beijos, Cassia

    ResponderExcluir
  2. A dica foi bastante oportuna. Adquiri a coleira e, de fato, estou conseguindo caminhar com meu labrador preto chamado Gandhi. Antes era impossível: eu acaba sendo arrastada por ele, rs. Agora, mesmo com a força aflorando, parece que está realmente sintonizado com o passeio, acompanhando o passo sem exageros, como se fosse um bloqueio muito mais psicológico que físico. Também sou jornalista e fiz um diário (http://diariodegandhi.weebly.com/), junto com meu companheiro designer, Rafael Dourado. Citamos o Cãopetente por lá. Ótimas explicações! Parabéns pelo trabalho e sucessos sempre! PS: O maior problema da gente agora está sendo a vontade insaciável que ele tem de morder a coleira quando vamos colocá-la em seu peitoral e de fazer o mesmo com a guia quando tento correr com ele na Orla ou quando quer seguir uma rota (ou mesmo conhecer um cão, cheirar uma esquina etc.) e eu o bloqueio. Esses labradores são um poço de energia, hein?! E, às vezes, de teimosia também, rs. Tento "xis" e "nãos", mas acabo me frustrando ou demonstrando raiva. É um enorme desafio ser calma e assertiva, como prevê Cesar Millan. Caso tenha alguma técnica pra melhorar esse mau comportamento, será muito bem-vinda. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Véu! Muito obrigada! A ideia do Cãopetente é exatamente poder ajudar, de maneira simples, as pessoas que enfrentam os mesmos problemas que eu com o Zeus. kkkkk. Labradores... Olhe, às vezes parece inevitável a gente se sentir impotente diante de tanta energia e até mesmo se aborrecer. Eu gostaria de colocar uma opinião bem pessoal, porém, baseada em muita leitura e pesquisa por vídeos na internet. Eu não gosto e sequer aprovo os métodos de César Milan. No programa televisivo, ele já cortou bastantes cenas que demonstravam seu método totalmente aversivo e agressivo. Imagino que por ser um campeão em audiência, também teve que arcar com muitas críticas. Existe um método que se chama Adestramento Inteligente. Aqui mesmo no blog você poderá ter acesso a umas três ou quatro entrevistas sobre o tema com profissionais diferentes.A pessoa mais conhecida aqui no Brasil que trabalha exclusivamente com este método é o Alexandre Rossi, da Cão Cidadão. Ele ficou conhecido como Dr. Pet. Eu fiz metade de um curso on line de adestramento inteligente e comprei livros sobre o assunto. Também li e pesquisei muito sobre as "técnicas" utilizadas por César Milan. E, por isso mesmo, faço as comparações. O animal repreendido de maneira incorreta poderá desenvolver problemas comportamentais ainda mais problemáticos do que aqueles de origem. Eu convido para ler as entrevistas acerca do assunto aqui no blog, bem como entrar no site da Cão Cidadão e ler as dicas e técnicas ensinadas pelo Alexandre Rossi. Também sugiro um livro chamado Adestramento Inteligente que ele escreveu. Isso me ajudou demais. Se algum dia pensar em contratar um adestrador, pesquise bastante para contratar um profissional que utilize essa técnica. Quando estamos tratando de crianças os especialistas dizem que pais que utilizam a força, a violência e quaisquer métodos aversivos, provavelmente é porque lhes faltam paciência, inteligência emocional, informação e argumentos. Ensinar animais pressupõe também os mesmos valores. Ainda tenho problemas com o Zeus. Ele também dispersa totalmente e se impõe quando vê outros cães. Mas a repetição de técnicas do reforço positivo tem diminuído bastante esse comportamento. Uma das inúmeras dicas, mas que é bem bacana é: sempre que o Gahdhi dispersar, retorne no sentido contrário ao que estão caminhando. Assim que ele relaxar, volte para o caminho anterior. Faça isso sempre. Ele entenderá que a atenção prioritária dele deverá se concentrar em você. Imediatamente após puxar a guia para chamar a atenção dele, relaxe e afrouxe a guia. Mantê-la retesada sinaliza para o animal que ele precisa estar em alerta. E isso o torna menos relaxado e mais predisposto a solavancos inesperados. Espero ter ajudado um pouquinho. A propósito: adorei o seu blog. O Gandhi é LINDO!!!! Mais uma vez, muito obrigada! Eu e Zeus agradecemos. E se ainda não curtiu a nossa página no Cãopetente, faça isso. Lá divulgamos toda vez que temos textos e entrevistas novos. Abç, Cynthia Silva

      Excluir
    2. Véu, também tive muita ajuda profissional de uma adestradora chamada Isabela Jardim. Ela tem uma página no Facebook chamada Bela Educadora de Cães e trabalha com a técnica de reforço positivo. Na verdade, ela até se tornou um pouco parceira do Cãopetente, pois sempre que preciso de uma opinião profissional, recorro a ela. Abraço!

      Excluir
  3. Olá, Cynthia. Tudo que explicou é o que temos feito, rs. Já li o livro indicado do Dr. Pet e comparei a técnica com a de Cesar, e, sinceramente, prefiro a deste. Realmente, quando percebo que minha energia está instável e consigo melhorar a respiração, postura e o modo de me dirigir ao cão - sem violência, claro, mas com calma e firmeza - consigo a atenção e o respeito dele. Lógico que requer repetição, paciência, enfim, estamos tentando aos pouquinhos. Concordo que muita coisa que Cesar faz não deve aparecer no programa, mas não vejo com maus olhos. Me identifico muito com sua técnica de autoavaliação para projetar uma energia positiva no ambiente, e, consequentemente, no cão. Pelo menos tem dado certo. Quando às dicas de Alexandre Rossi, não funcionam com Gandhi: latinha com moedas, jato de água, nada disso rola. Tem que ser um "xi" pra demonstrar insatisfação; indiferença - para que ele associe o mau comportamento ao distanciamento dos donos - e, após a calma, a recompensa do carinho, da atenção e, claro, dos adorados petiscos. Mas valeu mesmo pelas informações e pela discussão aprofundada do tema. Vamos nos falando. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Véu!! Com amor e paciência a gente consegue tudo! E é como você bem falou: não estamos o tempo inteiro tão pacientes assim. Nessa hora, respirar, esperar é a solução. kkkkk. Beijo e vamos continuar nos falando sim.

      Excluir

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.