quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O que fazer para proteger os animais do frio?


Cães podem sofrer tanto com o calor como com o frio. Isso dependerá de onde e como vive, da sua pelagem, enfim, de alguns fatores que não podemos ignorar. Se eles vivem dentro de casa, talvez protegê-los do frio seja mais fácil. Mas se dormem do lado de fora, como o Zeus, a primeira providência deve ser um abrigo onde eles estejam protegidos contra o frio, a umidade, o vento e a chuva. Outra coisa a se observar é que muita gente quer colocar um animal de grande porte em cubículos. Vamos ter bom senso, não é pessoas? Afinal, dormir confortavelmente e bem agasalhado em noites de inverno é tudo o que nós todos queremos e precisamos, não é mesmo? Por que deveria ser diferente com nossos animais? 


O Zeus possui pelagem curta, mas até agora não vi a necessidade de utilizar agasalhos, o que pode ser indicado para algumas ocasiões. Ele tem uma casinha de madeira que obviamente fica em local arejado, porém coberto. Também fica sobre um estrado. Tal estrutura já impede que o frio e a umidade comprometam sua longa e saudável noite de sono. Para o inverno ainda há um acolchoado, desses que encontramos em Pet Shop, e um cobertor. Aliás, o único que ele não destruiu, não rasgou, não comeu... rsrs. É esse aí da foto. Estiloso meu Zeus, não? Casa própria e bem equipada. Pronto. Exagero? Nada disso. Ele não permaneceria dentro da casinha, com todos os seus acessórios, se realmente não sentisse frio. Pois durante o dia, em geral, dispensa totalmente seu uso, optando pelo chão de piso frio. Aí eu aproveito para retirar tudo de dentro da casinha e deixá-la bem ventilada. O colchão e a coberta vão para o sol. E lógico, cobertinhas devem ser lavadas pelo menos uma vez por semana ou a quantidade que a situação pedir. Higiene também faz parte do processo e previne doenças. É como agimos em causa própria.

Outra providência que tomei, orientada pela veterinária do Zeus, foi incluir no seu esquema de vacinação a vacina contra a popularmente chamada Tosse dos Canis. O medicamento auxilia na prevenção da traqueobronquite infecciosa dos cães. No caso do labrador então, que não dispensa uma brincadeira com água, isso pode ser a melhor arma contra doenças como essa. 


Lógico que, muitas vezes, não dispomos de recursos para criar uma estrutura como a que citei. Mas existem alternativas baratas e que podem ser utilizadas. O essencial é que não podemos negligenciar as necessidades dos nossos cães, gatos ou quaisquer outros animais. Afinal, se temos esses bichos dentro de casa, temos que nos responsabilizar pela sua saúde.


Vamos então ver quem nos dá mais dicas Cãopetentes?

"(...)nos dias e noites com baixas temperaturas é preciso abrigar os animais do vento, chuva e frio. É importante colocá-los em casinhas ou canis que não recebam vento de forma direta. Alguns animais gostam de cobertores e edredons, mas outros os destroem, então uma alternativa é colocar pallets de madeira ou plástico que fiquem distantes do solo cerca de 5 cm; outra opção são os tapetes de borracha que podem ser fixados diretamente na madeira para isolar a friagem e manter o ambiente mais quente."

Essa matéria foi publicada na Revista Época e reproduzida no site da ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais, e oferece boas alternativas pra não deixar que os animais sofram com as baixas temperaturas. Clique no link abaixo e confira.


 http://www.anda.jor.br/13/07/2013/a-temperatura-cai-e-os-cuidados-com-os-animais-aumentam


Como construir uma casinha para cães e gatos?

Para quem possui habilidades para um trabalhinho artesanal e quer se arriscar a construir uma casa para seu companheiro de quatro patas, segue o link com um passo a passo. Apenas sugiro que inclua os pés ou um pallet para colocar a casinha por cima. Afinal, se colocada diretamente no chão, logo logo estará com problema de umidade e mofo. Se construir uma, compartilhe conosco. Queremos conhecer a casinha do seu amigo.  http://lili-tudoblog.blogspot.com.br/2013/05/casinha-de-cachorro-construir-passo.html


Fica a sugestão: sempre que tiver uma dúvida não custa pesquisar. A Internet oferece excelentes dicas e bons sites. Mas nunca deixe de consultar um veterinário. Nada é mais valioso e correto do que a ajuda profissional. Afinal, cada animal possui uma peculiaridade.

Até mais ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.