terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sexta-feira 13. 

A história de Bia Alves




Eu nunca comprei um cão. Nem um gato. Já contei isso em outro artigo. Os meus bichos chegaram de formas variadas. Ou ganhei, ou herdei, ou adotei. Todos  super bem-vindos e amados. Raça, pedigree, não são descartáveis, mas não fazem a menor diferença. Como eu também já falei: nem eu tenho raça definida.

Mas tem algo que sem dúvida torna-se bem mais significativo quando decidimos adotar ou ajudar um animal a sair de uma situação de risco: a sensação de que salvamos uma vida. Temos esse mesmo sentimento com todos os seres mais frágeis. Quem suporta ver uma criança ou um idoso sofrendo, solitário, sem amparo e sem amor? E é bom dizer que não se trata de comparar ou nivelar. Mas é muita hipocrisia também querer que a dimensão positiva ou negativa das nossas escolhas tenha mais ou menos valor se é com um humano ou um animal, não é mesmo? Mas deixemos de conversa fiada e vamos ao que interessa. 

Hoje vou contar a história da Gabriela e da Bia Alves. Mãe e filha? Bem, o sobrenome é o mesmo. E a semelhança dos nomes? Um fato pode ser confirmado: uma tinha que pertencer à outra.

Era uma vez uma linda cadelinha que de tão preta, tão preta, tão preta, fora escolhida para adoção, mas com uma finalidade nada nobre. Eu diria até que cruel. O ano: 2010. Mês de agosto. Sinistro. E o agravante: sexta-feira 13. Que destino triste. Calma. Não fiquem assustados. Esse enunciado é só para demonstrar o que certamente foi o panorama macabro que ocorreu na imaginação zelosa do cuidador daquela filhote. Essa era a Bia. E esse foi o primeiro motivo que tornou sua adoção um pouquinho mais demorada. Passada a semana da sexta-feira 13, outro motivo atrasou por alguns poucos dias sua ida para a casa da Gabriela. É essa história que vamos contar, mas agora do início.

A Bia é essa ‘belezura’ de pelos pretos e luzidios. A gente nem sabe quem teve mais sorte. Se ela ou se a Gabriela, que decidiu adotá-la em um momento muito difícil de sua vida. A morte do seu pai, que ocorreu no mês de julho de 2010. 

A moradora de Sabará, em Minas Gerais, foi acometida de uma imensa tristeza, que naturalmente tomou conta do seu dia a dia. Gabriela se fechou para o mundo e as coisas não lhe davam mais alegria. Ela nos conta que sua irmã, Roberta, certa vez passou em frente a um condomínio residencial, no caminho que seguia para outra cidade mineira, Nova Lima; e viu um anúncio de filhotes para serem adotados. Enviou a foto dos cãezinhos para Gabriela, que imediatamente se apaixonou por uma 'jaboticabinha' de quatro patas. Preta, de pelo brilhante, conquistou a sua dona apenas pela foto."Sempre gostei muito de cachorro e fiquei muito mal com essa perda. Precisava de algo que me fizesse sentir melhor. Minha irmã ficava sempre atenta aos sites e Ongs. Quando ela me mandou a foto da Bia eu me alegrei rapidamente, coisa que estava sendo quase impossível de acontecer. Bastou uma foto". Pela primeira vez depois de dias, um sorriso apareceu em seu rosto. E assim teve início essa linda história que neste mês de agosto completa três anos.

Antes desse filhote, Gabi já havia pensado em comprar um cãozinho, mas por sorte, como ela contou, sua irmã estava atenta aos chamados para adoção na Internet e aos anúncios espalhados pelas ruas. A Bia e outros filhotes haviam sido abandonados, mas a pequena e linda neguinha, por causa da sua cor, rendeu um cuidado inusitado e interessante. Lembram-se do enunciado sobre a sexta-feira 13? Então, como a data é um pouco suspeita para supersticiosos, o protetor da Bia decidiu que aquela semana seria arriscada para doá-la, já que se tratava de um animal preto e algumas pessoas se utilizam deles e em datas como essas para a realização de rituais. Ele foi cuidadoso! Confesso que não teria pensado nisso. Mas o fato hoje também deve render umas boas risadas, não é?

Olha a pretinha ali no meio.
Só restava esperar. Porém, na semana seguinte mais uma surpresa, digamos que essa bem mais desagradável para as irmãs. O protetor informou que havia levado os filhotes, incluindo a Bia, a uma feira de adoção e ela tinha sido uma das escolhidas.

Pôxa vida. Será que não era pra ser? Claro que era. A Gabriela nos conta que “cinco dias depois o protetor traz outra notícia, desta vez, pra lá de boa! A Bia tinha sido devolvida e estava novamente disponível”. Ela ainda faz questão de ressaltar que “hoje, a Bia é a rainha da casa! Dona de uma energia inesgotável e dá a maior canseira em todos.”

Uma outra curiosidade. Sabem porque a Bia foi devolvida? Na casa para onde foi já havia um cão da raça Akita que, pelo visto, não queria muito dividir o espaço. Sorte da Bia que hoje tem um lar onde é mais que um cãozinho. Faz parte da família. Trouxe uma nova vida para Gabriela, força para encarar as dificuldades e novas perspectivas. Sorriso e alegria voltaram para aquela casa. E pelo visto, essa cachorrinha, cheia de mimos e regalias, que tem nome, sobrenome e até uma página no Facebook, não mudou apenas uma vida. O cotidiano da casa onde Gabi mora com sua mãe é outro. A Bia está em todas, sempre presente nas reuniões com os amigos, festas de natal, aniversário. Tudo, tudo. ´É uma integrante da família sempre presente e que, certamente, rende outras boas histórias e alegria. Olha a carinha faceira da Bia na foto, comemorando seu primeiro aniversário. Fina, não é?


Bia comemorando seu aniversário de um ano
Sempre gosto de repetir que optar por ter um animal de estimação envolve outros aspectos além da fofura desses bichinhos. Temos de ter comprometimento e responsabilidade. Zelar pelo bem-estar do animal e pela sua saúde, envolve gastos, tempo e paciência. Mas essa troca de um amor que não tem preço, não vale tudo isso?  

A Gabriela já teve outros animais, mas imagino que nenhum tenha chegado em um momento tão oportuno, que ocasionou mudanças tão grandes em sua vida. Agora ela está na iminência de adotar outro cãozinho. Como será que a Bia vai reagir? Estamos na torcida para que dê tudo certo. Mas acho que a Gabriela vai saber fazer uma socialização tranquila. Parabéns para a Bia que neste último fim de semana completou três anos. E parabéns, Gabriela que está mostrando que é CÃOPETENTE de verdade!

Olha a carinha da Bia. É pura felicidade.
Você também quer contar sua história aqui? A gente tem o maior prazer de conhecer e repassar o maior número de histórias felizes, principalmente com o intuito de estimular as pessoas a adotarem um animalzinho e quem sabe, também, modificar a visão daqueles que acham que um animal é só um animal e pronto. Modificar a forma de pensar daqueles que tratam seus bichos como coisas. Como algo secundário que não precisa de amor, carinho, respeito e responsabilidades.

Até mais ver!


2 comentários:

  1. Amei!!!!!!!!! Essa lindeza da Bia realmente enche nossas vidas de alegrias e foi tudo muito bem representado ai na historinha!!!!! Obrigada Zeus!!!! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente é que adorou conhecer essa história. Não é Zeus!!! Nós é que agradecemos.

      Excluir

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.