terça-feira, 19 de novembro de 2013

Matilda e Maria Mienta. 

Finais Felizes!


Pet a Pet

Essa história começa em maio de 2013 quando dois gatos foram vítimas da ignorância e da maldade de seres que ainda acham que merecem a alcunha de ‘humanos’.

Infelizmente só um gatinho sobreviveu às amarras de arame. Isso mesmo. Matilda, a gatinha negra que há algum tempo já estamos publicando sua foto no Cãopetente e um outro felino branco foram encontrados dentro de potes de barro e amarrados em arame.

Matilda, logo que foi resgatada. Ainda tão assustada...

Como explicou Marilena Cantizani, a integrante do grupo ResGatinhos, de Campinas, que nos concedeu entrevista há pouco tempo, “gatos pretos sofrem muito preconceito, mas pior do que isso, são as maiores vítimas de superstições ridículas. As pessoas acham que isso não ocorre mais. Mas acontece e muito. Gatos pretos e também os brancos, são utilizados em rituais e trabalhos. Isso é tão frequente, tão real, que até o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo parou de doar gatos pretos em vésperas de feriados religiosos ou Halloween.”

Leia a entrevista da protetora de animais, Marilena Cantizani: (
http://www.caopetente.blogspot.com.br/2013/10/protetores-de-animais.html).

Além da Matilda, o Pet a Pet também vai contar a história da Maria Mienta. Quando foi encontrada tinha menos de um mês de idade. A gatinha preta e branca foi a última de sua ninhada a ser adotada.

Maria Mienta, do ninhada Quatro Marias. Ainda pequenina.
Mas agora, essas duas lindezas estão juntinhas em um novo lar. O Zeus conta essa história para a gente nessa entrevista.

Zeus – Duas gatinhas ao mesmo tempo? Hoje estou arrasando no meu espaço Pet a Pet. Primeiro gostaria de mandar um abraço canino bem gostoso para a Marilena, que explicou para a Matilda e para Maria Mienta que eu, apesar de ser esse grande labrador, não faria mal a um gatinho. Até porque estou do lado de cá da tela, não é mesmo? Mas também quero dizer que o trabalho de quem resgata, cuida e luta por um lar para os meus amiguinhos, tem a minha amizade. Olá gatinhas!

MatildaMiauuuuuuuu!

Maria MientaMiiiiiiii. Ei Zeus!

Zeus – Quero que vocês me contem onde e em quais circunstâncias foram encontradas.

Linda gatinha de pelos negros e macios. 
Matilda -  Eu estava no que os humanos chamam de encruzilhada. Eu e meu amiguinho que infelizmente morreu, fomos utilizados num ritual. Tive sorte, porque apesar da dor que sentia e alguns ferimentos, eu sobrevivi. Senti muito medo. Sei que muitos gatinhos quando sobrevivem a essas maldades ficam mais temerosos e desconfiados com a presença de pessoas. Mas eu fui resgatada e muito bem cuidada até hoje. Por isso decidi ser carinhosa e amável com todos aqueles que me ajudaram e agora com minha nova família.

Maria Mienta. "Ronronenta"
Maria Mienta – Eu também tive sorte. Estava pertinho da casa onde tia Marilena mora. Lembro que nasci num quintal bonito. Ainda tínhamos a nossa mãe que cuidava da gente com o seu leite e seu calor. Miiiiii. Mas logo eu e minhas três irmãs estávamos dentro de uma caixa e nunca mais vimos a mamãe. A gente começou a sentir frio e fome. Daí apelamos para o pedido de socorro. Miávamos até aguentar. Quando uma se cansava a outra começava. E assim a tia Mari nos ouviu e nos salvou. Aí ela nos deu mamadeira até conseguirmos comer uma ração molinha e deliciosa. Fomos salvas pelos miados. Miauuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

Zeus – Matilda, a Marilena contou para minha dona de estimação que você já era castrada. Lembra-se de ter vivido em outro lar?

Matilda – Acho que o medo que senti quando me vi presa naquele arame pontudo fez eu me esquecer de tudo. Os humanos chamam isso de trauma. Sei que gostava de passear pelas ruas... Me lembro que depois que a tia Marilena me resgatou, fizeram um exame chamado ultrassom em mim e foi assim que souberam que eu já era castrada. Miauu. Ai minha memória! Esse papo de que a gente tem sete vidas é uma lenda, sabe? O que eu tive foi sorte de não ter morrido naquele lugar. Sempre fui muito boazinha com os seres humanos. Mansa e carinhosa. Só que se aproveitaram disso. Não dá pra confiar em todo mundo. Por essas e outras questões é que para gatos serem doados, a maior parte dos protetores e instituições exigem a instalação de telas em janelas ou nos muros das casas. Nós saímos para brincar e nunca sabemos quem é bacana ou ruim.



Zeus – Maria Mienta, agora você e a Matilda tem um novo lar. E suas irmãs?

Maria Mienta – Minhas irmãzinhas foram todas adotadas antes de mim. Miau. Sempre ouvi nossos amigos humanos contarem que todas nós éramos lindas. E eu me acho bem ‘gatinha’ mesmo, com o perdão do trocadilho. Miiiiiii. Nós somos pretas e brancas. Miau. Mas eu fui a única que nasci mais pretinha. Os focinhos das minhas irmãs são cor de rosa e o meu também é mais pretinho. Como disse a tia Marilena, “coincidência ou não”, eu fui a última. A parte boa disso é que pelo menos tenho certeza que quem me escolheu vai sempre me amar como eu sou. Miauuuuu. Funciona como o preconceito racial que os seres humanos tem. Muitos precisam aprender que gatos, cachorros, humanos, enfim, ninguém vale mais ou menos por causa das diferenças. Eu sei disso. Mas muito ser humano ainda precisa aprender.



Zeus – E por que você tem esse nome, Maria Mienta?

Maria Mienta -  Miaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu. Por isso. Meu miadinho é forte, longo e constante. Miaaaauuuuuuuuuuuuuu.

Zeus – Nossa, constante e forte mesmo, Maria. Auuuuuuuuuuuuuuu. Matilda, você está para adoção há alguns meses. Acha que demorou também porque é pretinha?

Matilda – Sim. Infelizmente alguns humanos tem preconceito e superstições contra gatos pretos. Dizem que dá azar, quando no fundo o azar é só meu quando me deparo com pessoas que pensam dessa maneira. Mas o fato de eu ser uma gatinha já adulta também dificultou. Assim como os humanos que só querem saber de adotar pessoas enquanto são bebês, com animais é a mesma coisa. A maioria das pessoas preferem filhotes. Já vi alguns amiguinhos meus que eram muito ariscos, mas que foram rapidamente adotados porque eram bonitos ou filhotinhos. Muitos me acham feia... Mas finalmente um casal um dia visitou a clínica onde eu morava e se encantou comigo. Ainda bem, não é? A tia Marilena sempre dizia que eu sou “linda, macia como um veludo, e que amasso pãozinho até quando ando”. Não entendia muito bem essa parte de amassar pão, mas eu gostava de ouvir isso. Miau, miau, miau.

Agora seguem as melhores fotos para mostrar. Maria Mienta e Matilda com a 'mamãe' e na casa nova.

 Parabéns 'dona de estimação'. Certamente o seu ato lhe tornará uma pessoa ainda mais feliz!

          






Mais uma história que teve um final feliz, não é Zeus?

Matilda e Maria Mienta agora possuem um lar, com muita segurança e amor. A ResGatinhos tem sempre opções de lindos gatos para adoção. Mas precisamos deixar o preconceito de lado e seguir exemplos de pessoas que adotam independentemente da idade ou cor.

ResGatinhos fica em Campinas. Acesse ao site e conheça os animais disponíveis para adoção. E se se interessar por algum, comece pelo preenchimento do formulário, primeiro passo do procedimento.


Informações úteis

- Quem quiser ajudar, seja financeiramente ou com doação de itens, é só acessar a página www.resgatinhos.com.br/como-ajudar. Lá constam todas as informações.

- Delegacia de Proteção Animal de Campinas/SP - Rua Odila Maia Rocha Brito, nº 8. Telefone: 3256-4700.

 E a próxima?

Parceiros Cãopetentes, já estamos com alguns assuntos bem legais para vocês. Temos entrevistas com as médicas veterinárias Myrna Peres Wanderley e Brenda Costa Silva Fruk Guelfi. A primeira vai nos falar sobre processos alérgicos em cães e gatos. Já com a Brenda iremos aprender um pouco sobre fisioterapia e reabilitação animal.

Nós ainda temos entrevistas com protetores e o Pet a Pet com animais bem legais. Mas ainda temos uma novidade: "Minhas AUnotações. By Zeus". Vamos publicar anotações desse labrador cheio de ideias. O Zeus fez um amigo na página do Facebook, e ele vai nos contar sua história por meio das suas AUnotações. Um cachorrinho bastante feliz e faceiro. O Alvin é um amigo muito fiel do Zeus. Ele e seus donos de estimação vivem curtindo, comentando e compartilhando as publicações do Cãopetente no Facebook.

Tem muita coisa bacana já sendo preparada e algumas sugestões que estamos correndo atrás para conseguir.

Afinal, informação é tudo, não é mesmo?

Até mais ver.

6 comentários:

  1. Tenho que deixar registrado o quanto essas gatinhas estão enchendo a minha vida e a do meu marido de alegria!

    ResponderExcluir
  2. que lindas! (: que bom que elas ganharam um lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, não é Milly! Quando gostamos e temos condições, adotar é uma solução que deixa a todos muito mais felizes.

      Excluir
  3. Eu conheci essas lindas! E com certeza, estão em uma lar com muito amor e carinho! Já são as donas da casa!! Não poderiam ter um lar melhor! Estou muito orgulhosa da minha amiga e super feliz por ser tia das gatinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a família da Matilda e da Maria Mienta ficou ainda mais completa. Uma tia carinhosa para dar mais amor... Bacana!!!

      Excluir
  4. Stela, que legal!!! Só faltava o seu comentário mesmo para que a entrevista ficasse completa. Nós ficamos muito felizes que elas tenham encontrado um lar, uma família. Se visitar a nossa página no Cãopetente, verá que compartilhamos algumas vezes a foto da Matilda, principalmente, pois ficamos muito comovidos com a história dessa lindeza. Parabéns! E ajude, sempre que puder, a adoção de animais. O que você fez foi dar a essas duas a possibilidade de viverem felizes e com um lar só delas.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.