quarta-feira, 26 de março de 2014

Alimentação saudável para os pets?



"Cada refeição servida passa a ser um ato de amor." 

 


Muitos devem se lembrar que, há alguns anos, rações para cães e gatos não eram tão comuns como hoje em dia. Ossos, restos de comida, pães e todo tipo de alimento eram comumente servidos aos pets. Certamente a variação de sabores agradava muito mais ao paladar dos bichos. No entanto, a gorduprovavelmente causavam danos à saúde e, por isso mesmo, até encurtavam suas vidas. Nada muito diferente do que ocorre conosco. Afinal, somos conscientes dos males causados pela opção ‘fast food’.


As rações trazem os nutrientes diários necessários à dieta dos animais e o mercado oferece variedades para atender todas as faixas etárias, àqueles animais que apresentam algum problema específico de saúde e preços diferenciados. A comida processada também facilitou a vida de todos, já que o tempo para o preparo de alimentos tornou-se cada vez menor. Muitos solteiros e novos casais inclusive fazem suas refeições em restaurantes. Fogão em muitas casas tornou-se quase um objeto de decoração.


As rações oferecem muitos pontos positivos. Contudo, também é sabido que todo alimento industrializado tem seus problemas. Os processados podem ser causadores de alergias alimentares, desencadear problemas renais e, há profissionais que também alertam para os malefícios que o alimento processado pode causar em animais que estão sob tratamento de doenças como o câncer, por exemplo.


O que fazer então? Afinal, todos que amam os animais sempre que possível buscam pelas melhores alternativas.


A escolha por alimentação natural, do meu ponto de vista (isso é uma opinião pessoal), será sempre a melhor opção tanto para nós humanos, como para nossos pets. Mas o preparo dela precisa respeitar algumas regras importantes. Alguns alimentos que adoramos e são saudáveis para nós, podem ser tóxicos aos animais. A dieta precisa ser balanceada para não causar sobrepeso e danos à saúde. E é por isso que a orientação de um especialista precisa ser buscada sempre. O Zeus se alimenta de ração. Nós introduzimos um ou outro alimento que temos certeza de que não será prejudicial. Nada de temperos ou gorduras. E com o tempo queremos acrescentar mais e mais ingredientes saudáveis em sua dieta.


Pesquisando o que o mercado também está oferecendo já encontramos petiscos naturais, profissionais que estão investindo na orientação daqueles que estão buscando a alimentação totalmente natural, com cardápios específicos para cada animal; e nessa pesquisa encontramos a Pet Delícia. Ainda não podemos comprar o produto na nossa pequena cidade para oferecer ao Zeus, mas assim que pudermos vamos experimentar.


Nos Estados Unidos, oferecer comida natural aos animais está se tornando uma prática cada vez mais comum. 
Roberta Camara e seu marido Jörgen Dehlbom ao que parece são pioneiros na produção de alimentos frescos no Brasil e chegaram como alternativa para todos que querem se distanciar da ração tradicional e oferecer mais sabor e qualidade aos seus pets. Principalmente para aqueles que não tem tempo de preparar os alimentos em casa.


Jorgen, engenheiro, 44 anos, é o responsável pelo cardápio. Roberta, historiadora com mestrado em museologia “decidiu dedicar-se a uma de suas maiores paixões: cachorros”. Eles moram no Rio de Janeiro e estão expandindo a venda dos seus produtos Pet Delícia para outros estados brasileiros. A Roberta conversou com o Cãopetente e conta um pouco dessa história.




Cãopetente – Como surgiu a ideia de preparar alimentos mais saudáveis para cães?


Roberta Camara - Temos um cachorro, o Eko, que não aceitava ração seca de forma alguma. Passava dias sem comer. Começamos a fazer a ração dele em casa, mas como não tínhamos orientação, era completamente desbalanceada. Começamos a ler sobre alimentação natural e vimos o quanto é fundamental a orientação de um profissional. Em conversas com donos de cães, vimos também que muita gente adoraria oferecer alimentos mais saudáveis, mas não tinha tempo para o preparo. 


Cãopetente - Quanto tempo demoraram entre a ideia e sua formalização, isso é, os produtos Pet Delícia chegando ao mercado consumidor?


Roberta Camara -  Demoramos um ano entre a ideia e abertura da nossa loja. 


Cãopetente - Há quanto tempo os produtos estão no mercado e como pretendem ampliar as vendas para outras cidades do País?


Roberta Camara - Estamos no mercado desde dezembro de 2010. Agora, com alimentos em latas, pretendemos chegar até a metade de 2014 em todas as capitais. 




Cãopetente - Vi no site do Pet Delícia que os produtos não possuem conservantes. Em quanto tempo precisam ser consumidos?


Roberta Camara - Podem ser consumidos em até seis meses os congelados e um ano os enlatados. 


Cãopetente - Qual o peso líquido das latas e o valor de revenda?


Roberta Camara – São 320 gramas, a partir de R$ 6,50 ( Rio de Janeiro e São Paulo).


Cãopetente - Do ponto de vista nutricional, que benefícios observou nos seus cães a partir do momento que começou a introduzir alimentação natural na dieta deles?


Roberta Camara - Os benefícios são inúmeros. Observamos desde urina mais clara, fezes com odor reduzido, felicidade na hora da refeição, e muito mais intimidade entre o bichinho e seu dono. Cada refeição servida passa a ser um ato de amor. 


No site do Pet Delícia há detalhes sobre todo o processo de fabricação, sabores e mais sobre essa iniciativa: www.petdelicia.com.br. Eles também estão no Facebook.



E você? Já introduziu a alimentação natural para seu pet?


Att.: As imagens foram retiradas das páginas do Pet Delícia - site e Facebook.

Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.