sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Seu animalzinho está dodói? 

Dor na coluna? 

Artrite ou artrose?



Fisioterapia nele!


"A Fisioterapia Veterinária em pequenos animais é uma realidade recente no Brasil e representa a busca dos avanços já alcançados na Fisioterapia Humana. No Brasil essa atividade começou por volta de 1999, como uma técnica muito limitada de atendimento em domicílio. Em 2003 foi inaugurado o primeiro centro exclusivo para reabilitação animal (VET SPA). Desde 2004, com a criação da Associação Nacional de Fisioterapia Veterinária (ANFIVET) e também com o Simpósio Nacional de Fisioterapia Veterinária a especialidade vem ganhando forças no âmbito Nacional." (Texto retirado do blog: http://vetsocietybh.blogspot.com.br/.)


Muitos profissionais buscando por especializações e nós agradecemos. Várias especialidades que encontramos para o tratamento dos nossos problemas de saúde, estão disponíveis hoje para os nossos animais de estimação. A entrevistada do Cãopetente, a médica veterinária Brenda Costa Silva Fruk Guelfi, irá explicar um pouco mais sobre a especialidade de Fisioterapia e Reabilitação Animal.



Dra. Brenda é graduada pela PUC-Minas, possui cursos de Fisioterapia Veterinária na Clínica Vetspa em São Paulo, estágio na área de Fisioterapia no HospitalVeterinário Intensivet e pós-graduação em Fisioterapia Veterinária no InstitutoBioethicus em Botucatu-SP.


 A médica veterinária decidiu pela especialização em Fisioterapia e Reabilitação Animal porque “queria desenvolver um trabalho inovador, em uma área em expansão que promovesse uma melhora na qualidade de vida dos animais.”



Cãopetente - O que abrange a Fisioterapia e Reabilitação Animal?



Brenda Guelfi - Reabilitação no pós-operatório, principalmente, ortopédico e neurológico, atividades que visam perda de peso em pacientes obesos, melhora da dor em pacientes com problemas ortopédicos crônicos, melhora da dor neuropática e da qualidade de vida de pacientes idosos.



Cãopetente - As técnicas aplicadas em animais são adaptações de fisioterapias em humanos?



Brenda Guelfi  - Como os estudos são realizados em humanos, as técnicas são baseadas naquelas utilizadas em nós, porém adaptadas aos animais, respeitando as particularidades anatômicas e também o comportamento do animal.





Cãopetente - Quais são as modalidades aplicadas na fisioterapia animal?



Brenda Guelfi  - Hidroesteira (esteira aquática), hidroterapia, cinesioterapia, massoterapia, pista de obstáculos, laser terapêutico, ultrassom terapêutico, TENS (Transcutaneous Electrical Nervous Stimulation), FES (Functional Electrical Stimulation), pista de Propriocepção, eletroterapia, termoterapia e crioterapia.


 Cãopetente - Quais animais podem ser atendidos em sua clínica?



Brenda Guelfi  - Cães e  gatos. Mas pela estrutura da clínica dá para atender qualquer animal de pequeno porte.



Cãopetente - Quais os principais tipos de traumas, disfunções ou de problemas ósseos que são

tratados com a fisioterapia?



Brenda Guelfi  - Discopatias, patologias medulares, fraturas, patologias ortopédicas e neurológicas, artrites, artroses, síndrome vestibular, lesão de nervo periférico, displasia coxofemoral, luxação de patela, ruptura total e parcial de ligamento cruzado, displasia de cotovelo, obesidade, cinomose entre outras.



Cãopetente - A fisioterapia também é eficiente no caso de doenças musculares?



Brenda Guelfi -  A fisioterapia também é eficiente em contraturas e estiramentos musculares, trigger points1 e miosites2.

1. Saiba mais sobre trigger pointes: http://www2.ufpel.edu.br/cic/2008/cd/pages/pdf/CA/CA_01463.pdf
2 - Saiba mais sobre miosiste: http://www.ehow.com.br/quais-causas-miosite-canina-lista_119460/



 Cãopetente - Há alguma doença que possa ser mais recorrente em uma determinada raça, para a qual possa ser utilizada alguma técnica de fisioterapia com a finalidade preventiva?



Brenda Guelfi - Em raças de pequeno porte é comum o desenvolvimento de Hansen tipo II, que é a Hérnia de disco. Para prevenção, deve se mudar o manejo, equilibrar a dieta para evitar o sobrepeso, o piso em que o animal vive deve ser áspero, rústico para que diminua o desgaste articular, evitar que o animal suba e desça escadas com muita frequência, evitar que eles pulem de sofás e camas, pois como são quadrúpedes a sobrecarga na coluna e nas articulações no geral é maior do que em nós que somos bípedes.





Cãopetente - Com a aplicação da fisioterapia o uso de medicamentos pode ser diminuído? Se sim, qual seria, nesse caso, o benefício para o animal?



Brenda Guelfi  - A fisioterapia diminui a dor, o edema e a inflamação, reduzindo o consumo de anti-inflamatórios e analgésicos, alguns dos quais possuem efeitos deletérios ao sistema renal e gastrointestinal. Além dos benefícios aos animais em tratamento, existe uma redução significativa no custo total do tratamento, pela redução do uso desses medicamentos.


 Cãopetente – Quais as principais patologias que chegam até sua clínica?



Brenda Guelfi - Hérnia de disco, luxação de patela, pós-operatório de ruptura de ligamento cruzado caudal. E vale a pena ressaltar que dependendo da patologia deve se associar técnicas terapêuticas como fisioterapia e acupuntura para que tenha um resultado mais eficaz e satisfatório.




Para quem se interessar em saber mais sobre os termos técnicos e as patologias citadas na entrevista, há muitas informações complementares na página da Dra. Brenda. É só acessar o link:  http://vetsocietybh.blogspot.com.br/

Vários pacientes lindos, além desses que postamos também podem ser conhecidos em sua página no Facebook: Brenda Vetsociety Fisioterapia e Reabilitação Animal



A clínica VetSociety Fisioterapia e Reabilitação Animal da Dra. Brenda fica em Belo Horizonte.



Endereço: Rua dos Timbiras, 637, Bairro Funcionários (próximo ao Colégio Arnaldo).

Telefones: (31) 25158674 e (31) 99214435

Email: vetsocietybh@yahoo.com.br




Métodos de aplicação da fisioterapia animal

 

Eletroterapia

- Uso de correntes elétricas para aliviar a dor ou promover o fortalecimento muscular. Na medicina veterinária utilizamos principalmente as técnicas de TENS e Corrente Interferencial para aliviar a dor nos animais . No caso de fortalecimento, podemos utilizar FES/NMES e corrente Russa. Estas técnicas tem grande auxílio em perdas de massa muscular, seja por problemas ortopédicos como cirurgias, ou neurológicos como animais com paralisias.



Cinesioterapia



- São alongamentos e exercícios terapêuticos. Essenciais no processo de reabilitação, as técnicas são adaptadas para a fisioterapia veterinária. Os exercícios podem ser ativos, quando o animal executa o movimento, assistidos ou até mesmo passivos, quando o fisioterapeuta faz o movimento. É amplamente usado em animais com problemas ortopédicos e neurológicos, sendo que podemos usar bolas, pranchas, pistas, cones e outros acessórios para nos ajudar nos exercícios.



Laserterapia



O Laser tem efeito antinflamatório e analgésico. Promove ainda o aumento do metabolismo celular, e ajuda na cicatrização de feridas e promove a reparação tecidual. Pós-operatórios ortopédicos e neurológicos são muito beneficiados com a aplicação do Laser.



Magnetoterapia



Campos magnéticos pulsáteis são muito utilizados na fisioterapia veterinária. Dores agudas e crônicas, artroses e problemas de coluna são os mais beneficiados. Além disso, tem efeitos de relaxamento geral e liberação de endorfinas, o que confere sedação e bem estar ao animal durante e após a sessão.



Ultrassom



O ultrassom, muito conhecido na fisioterapia humana, também pode ser aplicado nos animais. Ele é muito utilizado em pós-operatórios ortopédicos, sendo que pode desinflamar e ajudar na readaptação  tecidual. Promove a regeneração dos tecidos e ainda tem efeitos muito benéficos em processos  inflamatórios articulares como nas artroses.



Massoterapia



A aplicação de massagem tem grande uso na fisioterapia animal. O ciclo dor-tensão-dor é uma das grandes indicações das técnicas de massagem, principalmente em problemas de coluna, comuns na rotina clínica. A massoterapia resulta em diminuição de tensão muscular e consequente diminuição da dor, quebrando este ciclo. Além disso, a massagem aumenta o fluxo sanguíneo local, proporcionando uma melhor oxigenação e também retirada de resíduos metabólicos (aumenta drenagem venosa e linfática ), o que auxilia o retorno à função muscular e assim grande alívio. Este aumento na circulação leva também ao aumento da temperatura local e da elasticidade muscular, acelerando sua recuperação. Em muitos casos, problemas musculares vêm associados à adesões e contraturas musculares (nódulos), que podem ser mobilizados e desfeitos com sessões de fisioterapia animal com massagem. Por último, a massoterapia libera endorfinas, o que confere um efeito relaxante natural à técnica, além de ser muito prazerosa.



Hidroterapia



A hidroterapia consiste no uso da água como forma de tratamento, terapia. Para os animais  normalmente as formas aplicáveis são a natação e a esteira aquática. Esta técnica promove diversos efeitos benéficos nos animais, desde fisiológicos até psicológicos. Tendo em vista que na água reduz-se o peso do animal e o impacto do exercício, obtém-se as vantagens desta terapia. A terapia na água promove aumento na circulação, diminuição da dor, aumento da flexibilidade e mobilidade, fortalecimento de tônus muscular e ainda um grande incremento no equilíbrio, coordenação e manutenção de postura. Um animal paralisado dos membros posteriores, por exemplo, na água ganharia mobilidade e possibilidade de realizar diversos exercícios que em solo seriam impossíveis. Além disso, a água também funciona como um ótimo estímulo sensorial e proprioceptivo, e que complementa perfeitamente a terapia do paciente. A água aquecida, promove o relaxamento muscular e aumento de circulação, ajudando muito em contraturas, alívio de dor e relaxamento geral do animal. O exercício na água também permite a correção de posturas inadequadas, uso de membros atrofiados e fortalecimento muscular sem impacto em articulações. Os efeitos psicológicos não podem ser descartados. O próprio alívio da dor já promove o bem estar e melhoria da qualidade de vida, mas com certeza a mobilidade que o animal ganha na água faz com que adquira a confiança e a independência muitas vezes necessária para voltar a andar. Em muitos casos, o animal tem medo de apoiar uma pata por trauma psicológico com a mesma, e na água perde este medo apoiando espontaneamente. Por fim, a hidroterapia pode ser usada como um artifício para promover o emagrecimento e fitness do animal. A perda de calorias é considerável, um programa de emagrecimento e fortalecimento tem grandes avanços utilizando-se a água.





E a próxima?

Vocês já pensaram em contratar um plano de saúde para seu bichinho? Conversamos com uma empresa de planos de saúde que opera em Belo Horizonte e Brasília. Esse será nosso próximo papo.

Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.