quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Rinite e Otite.

Saiba mais sobre esses problemas que podem amolar a vida do seu pet




Na semana passada publicamos a entrevista sobre alguns tipos de alergias que podem ocorrer na pele dos nossos bichos de estimação (http://caopetente.blogspot.com.br/2013/11/de-olho-na-pele-dos-seus-animais-saude.html). Hoje, na segunda parte dessa conversa que tivemos com a médica veterinária Myrna Peres Wanderley, especialista em dermatologia, vamos conhecer um pouquinho mais sobre rinites e otites.

Não é demais ressaltar que nunca devemos medicar nossos animais sem antes consultarmos um veterinário. Temos culturalmente o péssimo hábito da automedicação. Mas um medicamento errado pode levar à morte. Cuidado também com receitas caseiras veiculadas indiscriminadamente pela internet. Há coisas para as quais não encontramos precedentes... Algumas ocorrências de saúde são similares em seres humanos e animais. A automedicação pode se tornar um grave problema para todos.

Devemos garantir o bem-estar dos nossos amigos, mas precisamos ter muita responsabilidade para não agravar um problema, ao invés de resolvê-lo.

Olha um paciente bem diferente. É o Caca. Lindinho, não?
 Rinite

Cãopetente - Quais as principais causas das rinites em cães e gatos.

Myrna Peres - Pode ser causada por bactérias, fungos ácaros e/ou vírus, doença autoimunes, doenças periodontais, neoplasias (câncer), pólipos, pode também ser causada por hipersensibilidade alimentar entre outras causas.

Cãopetente – Quais são os sintomas?

Myrna Peres - Os sinais clínicos mais comuns são secreção nasal, espirros e tosse. Pode haver também aumento na produção de muco, coceira nos olhos e narina, além de lacrimejamento e falta de apetite. Algumas vezes o paciente apresenta odor fétido na boca (halitose). 

Cãopetente – Quais as formas de prevenção?

Sempre busque ajuda de um veterinário. Nada
de automedicação, não é Dra. Myrna?
Myrna Peres – Diminuir a poeira - carga parasitária ambiental. A restrição do espaço dentro de casa também pode ser uma forma de prevenir. Por exemplo, o quarto e o escritório são locais onde existem muitos alérgenos, isso é, as substâncias que provocam reações alérgicas . Seria uma forma de melhorar os sinais.

Cãopetente – Quais são os exames necessários para identificar a rinite em cães e gatos e a forma de tratamento?

Myrna Peres - No caso da renite alérgica faço restrição e desafio1. Podem ser solicitados exames sorológicos para fungos e ácaros, Raio X, ressonância magnética, cultura da cavidade oral; algumas vezes a citologia e biopsia são necessárias. O tratamento baseia-se em retirar a causa quando a encontramos, antibióticos, antiinflamatórios, antifúngicos e umidificação do ambiente.

1. A restrição consiste em suprimir o uso ou contato do suposto alérgeno causador da processo alérgico. O contrário é feito para o desafio, isso é, oferecer em pequenas doses sob supervisão médica a substância suspeita de causar determinada alergia.

Cãopetente - Assim como nos humanos, o clima pode influenciar ou ser o causador da rinite? Há muitos casos em seu consultório?

Myrna Peres – O clima interfere sim. No entanto, rinite é pouco diagnosticada, pois os exames necessários são muitas vezes onerosos ao proprietário. Atendo muitos casos associados com outras alergias. Quase todos os alérgicos manifestam coriza e espirros.

Otite



Cãopetente – É correto afirmar que a otite pode ocorrer em consequência de uma alergia?

Myrna Peres - Sim. Alergias alimentares, ambientais aeroalérgenos, por picada de insetos e contato. Todas as alergias podem culminar com otite secundária, geralmente complicada por fungos ou bactérias.

Cãopetente – A otite então também pode ser causada por germes e/ou fungos parasitas e bactérias?

Myrna Peres - Exatamente. podendo também serem causadas por pólipos internos, seborreia (distúrbios de ceratinização), anatomia de algumas raças como o Cocker que possui o conduto auditivo muito longo e estreito, além da orelha caidinha, que torna o meio ainda mais propício para o aparecimento de infecções secundárias, por ser escurinho, quentinho, abafadinho e com cerume. 

Cãopetente – Anormalidades hormonais também podem desencadear a infecção nas orelhas?

Myrna Peres - Alguns distúrbios hormonais em geral, seborreia, aumentam a probabilidade de ocorrer a otite, geralmente externa. É bom lembrar que a orelha é uma extensão da pele, logo tudo que ocorre na pele ocorrerá dentro da orelha.

Adendo: Dra. Myrna explicou que o termo correto para utilizarmos é orelha, e não ouvido, como falamos em referência ao nosso órgão de audição. São orelhas externa, média e interna.

Cãopetente – Li um texto que afirma que “cães com  orelhas longas e caídas para baixo têm maior propensão a ter otite.” Se isso é verdade, qual o motivo?

Myrna Peres – Em algumas raças a orelha caída influencia não só pela anatomia, mas por doenças pré-existentes, como o canal estreito e longo, além da seborreia. Isso não é verdade. O correto é que cães que tem a orelha no meio termo, são mais propensos a apresentar otite (nem empinada, nem caída).

Cãopetente – Quais são os principais sintomas da otite?

Myrna Peres - Dor, prurido, vermelhidão, secreções, inchaço. Algumas vezes, as otites  internas - as mais profundas -, causam inflamação no labirinto e geram uma posição inclinada para o lado acometido, ou seja, o cão fica com a cabeça torta. Também pode gerar desorientação, o cão caminha em círculos, balança mais a cabeça, otohematoma2, inapetência, perda de peso, entre outros sinais. 

2. O otohematoma em cães consiste em um acúmulo de sangue entre a cartilagem da orelha e a pele, em decorrência de um trauma local, que resulta em ruptura de um vaso sanguíneo. Ocorre com maior frequência em cães que possuem orelhas compridas e pendulosas. (http://www.infoescola.com/medicina-veterinaria/otohematoma-em-caes/)

Cãopetente – Como prevenir e qual o tratamento?

Myrna Peres - A prevenção depende da causa, bem como o tratamento. Geralmente medicações tópicas, algumas vezes até medicações orais. Antibióticos, antiinflamatórios, ceruminolíticos.

Cãopetente – Para dar banho nos animais é indicado que coloquemos algodão para evitar a entrada de água? Essa seria uma causa da otite?

Myrna Peres - Em alguns casos sim. A verdade é que muitas vezes somente a água não é a causadora, e sim a água com produtos químicos (xampus, condicionadores). Secadores quentes e sopradores fortes podem ser mais prejudiciais que a água.  O correto é sempre utilizar ceruminolíticos que facilitam a saída da água, após o banho. Utilizar tampões para evitar que o animal seja submetido ao barulho dos secadores e sopradores também ajuda.

Adendo – Consulte o veterinário para indicação de um ceruminolítico, ou removedor de cerúmen.

Cãopetente – Há cães que adoram água, inclusive gostam de nadar. Há maior propensão de um desencadeamento de otites para esses animais?

Myrna Peres -  Sim. É válido utilizar sempre após os mergulhos, ceruminolíticos apropriados.

Cãopetente - Como deve ser feita a limpeza das orelhas de cães e gatos?

Myrna Peres - Somente a parte externa deve ser limpa. Jamais arranque pelos das orelhsa e introduza cotonetes e  pinças. Nada deve ser introduzido no pavilhão auricular. Em alguns casos somente cortar os pelos com tesouras apropriadas. Jamais permita a depilação dos pelos com pinças, dedos ou produtos químicos. Somente apare os pelos periodicamente e utilize um ceruminolítico (quando indicado pelo veterinário). Converse com responsável pelo banho do seu bichinho com relação àorientação que o seu veterinário prescreveu. 

Cãopetente - A otite em cães e gatos é uma doença considerada comum? Você tem muitos casos em seu consultório?


Myrna Peres - Quase todos apresentam algum tipo de alteração nas orelhas. Algumas vezes passam despercebidas pelos proprietários e pet shops. É importante sempre perguntar sobre a saúde auricular ao veterinário.


Para quem mora em Vila Velha, se precisar de uma especialista em dermatologia, segue abaixo o contato da Casa de Bicho, clínica onde atendem a Dra. Myrna, acompanhada de uma bióloga e outra veterinária, a Mônica de Alvarenga Feijó Bianchi. Esta possui especialização em cirurgia, mestrado em animais selvagens e cursa doutorado em Ecologia.

Clínica Veterinária Casa de Bicho. Rua Humberto Serrano, 398 - Praia da Costa. Vila velha/ES. Telefones: 3289-8186 e 9296-0056.


E qual a próxima?

Temos mais assuntos sobre saúde animal para publicar para vocês. Nas próximas entrevistas vocês saberão um pouco mais sobre fisioterapia e reabilitação animal e também sobre planos de saúde para os pets. 

Atenção sempre a condições físicas e comportamentos diferentes nos seus cães e gatos. O veterinário é sempre a melhor e mais acertada solução.

Até mais ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.