sexta-feira, 2 de maio de 2014

AMOR INCONDICIONAL




"Eles mostram que pensamos errado, amamos errado e perdoamos errado. "


Hoje vamos começar essa entrevista de uma maneira diferente. Primeiro apresentaremos a matilha de Humberto Salla. Entendi que ele coloca os animais sempre à frente de tudo, são sua prioridade. Então, uma forma de homenagear quem tanto faz pelos animais, é um abre-alas totalmente canino!

E a gente gosta disso, não é mesmo, Zeus???

Esses são Amora e Smilli.
Humberto inicialmente pensou em dar um lar temporário para Amora.
Mas como ele mesmo descreveu: "ela foi ficando, ficando, ficando...".
Já Smilli foi resgatado quando Humberto morou em Campo Grande/MS.

Antônia Teodora foi resgatada após ter sido atropelada.

Aqui a Amora faz pose para foto junto com sua irmã de ninhada, a Baunilha.
Esta, super linda com essa faixa branca entre os olhos...
Ela foi adotada junto com a Amora e também "foi ficando, ficando..."

Baunilha e Victoria Catarina.
Victória foi resgatada junto com Smilli em Campo Grande/MS.

O Carrapicho foi encontrado todo machucado no bairro onde Humberto mora.
Mas olhe a carinha desse fofo agora!

Fuxico também foi vítima de atropelamento.
Mas encontrou quem cuidasse dele com muito amor.

Segundo Humberto, essa linda nasceu no lar de uma pessoa que era viciada em drogas.
Aos dois meses, ela e seus dois irmãos da mesma ninhada, Wind e Trambique,
já perambulavam pelas ruas a procura de comida. Ele adotou os três. O nome dela? Lady Gaga!
Laila "estava prestes a ser espancada na rua.
Quando me viu (sem nunca ter me visto antes), conseguiu escapar
e pulou no meu colo e nunca mais saiu". Humberto Salla

Lunna na descrição de Humberto Salla. "Uma labradora elétrica demais. Seria abandonada,
 pois a tutora estava de mudança para São Paulo e não queria levá-la.
 Uma conhecida me ligou desesperada. Sem saber nem como era a Lunna (raça, idade, porte),
pedi que deixassem em minha casa".

Mundico e Trambique. Mundico segundo a descrição de Humberto é um cão super carinhoso
 e 'paizão' de todos.Também foi vítima de atropelamento.
O Trambique é o irmão da Lady Gaga cujas histórias contamos acima.

Wind, irmão de Lady Gaga e Trambique. 


Picolé. "Resgatei na BR 101, atropelado. Na realidade, quando me agachei para retirá-lo da BR, a intenção seria somente não deixar que outros carros passassem por cima, pois imaginei que estivesse morto. Mas, ele me olhou pedindo para viver. Fiz o que pude. Há quase um ano está aqui lindo e saudável."
:
Depois de tantas fotos lindas, a vontade de conhecer o responsável por eles não fica um pouquinho maior?

Humberto Salla Lima é conhecido por milhares de membros do Facebook, pelas suas inúmeras frases que encantam e comovem as pessoas. O capixaba de 47 anos, trabalha como vendedor de uma loja de móveis em Vitória e mora no município de Serra. Além das inspiradoras frases que posta na internet é apaixonado por animais. Parece óbvio, não é? Seus cães que o digam!

A maioria daquelas frases que mencionei tem como inspiração os animais. Fala de maneira muito contundente quando o assunto é defender o respeito pelos animais. O amor por eles parece estar sempre em primeiro lugar em sua vida. Quem chegar ao fim da entrevista verá que não há exageros nas minhas aformações.

Quando perguntei ao Humberto se ele dividia o lar com alguém, além dos seus 14 cães, ele fez questão de dizer que recentemente está morando com alguém “que também ama animais”. E com essa quantidade de patinhas perambulando pela casa, não poderia ser diferente, não é mesmo?




Cãopetente -  Humberto, possui apenas cães ou tem algum outro animal?

Humberto Salla - Apenas cães. Mas, já resgatei e dei lar provisório a outras espécies: coruja, bem-te-vi, pardal, gatos...

Cãopetente - Qual foi o primeiro cãozinho que você retirou das ruas? Quando e em quais condições? Conte um pouco a história.

Humberto Salla - O primeiro foi o Mundico. Na realidade, eu o chamei Sujismundo, pois, estava indo trabalhar e notei que um cão vinha cambaleando em minha direção: era só ‘pelo, osso e sangue’. Havia sido atropelado e só teve forças de chegar até a calçada. Nesse dia, cheguei atrasado ao trabalho, pois fui socorrê-lo. E, desde 2007 ele mora comigo. GRATIDÃO PURA! Mundico,como carinhosamente o chamo, é o cachorro mais legal que já vi na minha vida!

 Cãopetente - Desde então, sabe contabilizar esses animais? Quantos já tiveram a sorte de viver ou de ser salvo por você?

Humberto Salla -  'Vixe', difícil....rsrsrs, Muitos, com certeza!

Cãopetente - Você disponibiliza animais para adoção? 

Humberto Salla - Sim. Mas é tão difícil. Tenho um problema sério: AMO FÁCIL DEMAIS! E se eu colocar nome no animal, aí já era. É como se tivesse saído de dentro de mim. Por isso cuido nas ruas e evito colocar pra dentro. Mas, já coloquei muitos para adoção e continuo fazendo isso. Porém, os 14 que aqui estão, ninguém tasca! São estórias de sofrimentos diversos. Quando olho para cada um, sei o que já passaram. Por isso, procuro compensar e mostrar que nem todo ser humano é lixo!

Humberto Salla – Você tem algum tipo de ajuda com alimentos, medicação e tratamentos para os seus animais? Pergunto isso em função da quantidade de cães que tem em casa e que ajuda nas ruas...

Humberto Salla - Não e, sinceramente, não faço questão. Vejo o que os REAIS PROTETORES com suas centenas de animais passam. As pessoas ajudam e depois cobram, jogam na cara, desconfiam. Por isso faço somente o que alcanço, com a força de meu trabalho e com muita fé em Deus. Sou um católico errado, mas que tenho uma admiração extrema por Deus. Ele me ajuda a cuidar dos cães.

Cãopetente – Vi que certa vez fez uma mudança significativa de cidade e levou todos os seus cães. Conte-nos essa história.

Humberto Salla - Fui embora de Serra, no Espírito Santo para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a 1900 km de distância. Levei todos os meus cães. Dois dias de viagem. Um ano depois, retornei, com todos. Aliás, duas morreram lá e resgatei dois, que trouxe comigo. Nem cogitei em deixar algum pra trás, Seria como deixar uma parte vital de meu corpo. Se eu resgatei por amor, como abandonar e deixá-los sofrendo novamente? Gente que abandona vidas é capaz de tudo. Quem assim age é um tipo de ser que ainda não evoluiu. Meus pais sempre me ensinaram a dividir o pouco. E esse pouco sempre se transformou em muito. Um pouco de amor compartilhado rapidamente se multiplica.

Um recado: SE VOCÊ ESTÁ DE MUDANÇA, OU POR ALGUM OUTRO MOTIVO PENSA EM ABANDONAR UM ANIMAL, PENSE ANTES! PIOR QUE O ABANDONO É A COVARDIA DE QUEM O PRATICA. O CAMINHO MAIS FÁCIL NEM SEMPRE É O QUE TE LEVARÁ AO LUGAR CERTO. SE FOSSE O CONTRÁRIO, UM ANIMAL JAMAIS TE ABANDONARIA. ALIÁS, ELE DARIA A VIDA POR VOCÊ, SE NECESSÁRIO FOSSE.



Cãopetente -  Você castra todos seus animais? O que acha desse procedimento?

Humberto Salla - Nem todos são castrados. Os machos, todos. As fêmeas, vou castrando aos poucos. Mas, mesmo que namorem, nunca geram filhotes. Acho corretíssima a castração. É a melhor forma de conter o crescente abandono e tristeza animal.

Cãopetente - Como administra os humores caninos? Brigas, desentendimentos... E como faz para suprir a atenção que normalmente todos querem de uma única vez?

Humberto Salla - Meu quintal é dividido em cinco partes, por turmas. Mas,quando estou junto, ninguém briga.

Cãopetente - O que mais admira na relação do homem com o animal?

Humberto Salla -  Admiro o aprendizado om os animais. A nossa racionalidade é mesquinha, pobre, rasa e inútil. Os animais sempre demonstram tudo, claramente. Todos os sentimentos deles são verdadeiros e intensos: amor, perdão, gratidão, saudade... Nós, humanos, somos condicionados, como criança birrenta.



Cãopetente –  Por outro lado, o que mais te revolta nessa mesma relação?

Humberto Salla -  O uso de animais como mercadoria. Os gigolôs de animais são o ‘câncer’ da vida animal.

Cãopetente - Suas postagens são sempre carregadas de muito amor por eles e sempre deixam clara sua opinião acerca do tratamento que alguns dedicam aos animais. De onde vem sua inspiração para escrever mensagens com tanto sentimento e ?

Humberto Salla -  Vem do aprendizado. Vem do fundo dos olhos de cada um que resgato. Vem do ‘bom dia’ cercado de latidos e lambidas.


Cãopetente - A que você atribui a quantidade de curtidas e compartilhamentos que recebe quando posta essas mensagens?

Humberto Salla - Acredito que passo verdade e toco o coração de alguns.

Cãopetente  - Como você é visto pelos seus vizinhos? Encontra apoio por aqueles que estão a sua volta?

Humberto Salla -  Sou visto como alguém ‘maluco’ que ama animais. Eles me respeitam, e isso basta.

Cãopetente – Mas já teve problemas com vizinhança em função da quantidade de animais que possui? Se sim, de que maneira geralmente tenta resolver essa situação?

Humberto Salla - Já tive, mas, resolvi. Bati de frente. Hoje em dia, somos amigos e eles passaram a respeitar meu espaço.



Cãopetente - Você tem ajuda para cuidar dessa quantidade de "filhos" de quatro patas? Aqui me refiro a ajuda no dia a dia mesmo. Limpar o 'banheiro", alimentação, banhos, administrar medicações, essas coisas que fazem parte da rotina.

Humberto Salla -  Sim, uma pessoa que trabalha comigo há muito tempo. Ela é quase uma veterinária, rsrs. Dá conta do serviço de casa e ainda ajuda a cuidar deles. O quintal é todo em cerâmica e lavamos duas vezes por dia.



Cãopetente - Passeia com seus cães? Se sim, como faz? Por turma? 

Humberto Salla -  Meu tempo é curto. Passeio pouco, mas, brinco muito.

Cãopetente - É vegetariano, vegano? Faz restrição de carnes? Se sim, desde quando e por quê? Se não, o que acha dessa escolha?

Humberto Salla - Resolvi ser não há muito tempo. E acho correto. Mas, entendo quem ainda não é. Tudo tem seu tempo, como está escrito em Eclesiastes 3 , 1-8.


Cãopetente - O que os animais oferecem de melhor para você?

Humberto Salla - Eles mostram que pensamos errados, amamos errado e perdoamos errado. Eles mostram que a vida é um sopro, que cada dia é uma vida inteira e, principalmente, que VIVER é diferente de EXISTIR. O que os animais oferecem de melhor pra mim? A VIDA DELES. Eles estão 100% disponíveis. Para os animais, somos deuses. Se eles pudessem, ergueriam um altar para cada um de nós.

Cãopetente – Poderia deixar uma mensagem para todos que optaram em ter um animal de estimação?

Humberto Salla -  Animal de estimação, como muitos chamam, é tão pouco estimado! Ah, se todos soubessem o que há por detrás de cada focinho, bico, pelos e penas. Aliás, é uma pena notar que o ser humano está cada vez mais rude, mais apressado. A pressa é inimiga da perfeição, do coração e, principalmente, do VIVER. Aprenda com os animais a aproveitar cada minuto da vida, a gargalhar, a ficar junto. Ame, ame muito. Os animais fazem isso melhor que ninguém.NÃO COMPRE ANIMAIS, ADOTE. As ruas estão lotadas. Aquele animal DE RUA, pode ser de estimação: ele também é uma vida. E, para ele, não há nada mais importante que VOCÊ. Se não puder dar carinho, não maltrate.  Se não puder alimentar, não envenene. Se não puder amar, ao menos respeite. Não passaremos duas vezes pelo mesmo caminho!


O Cãopetente admira muito pessoas assim, como o Humberto!

Até mais ver!!

8 comentários:

  1. Linda a mensagem do Humberto Salla, ele merece não só a nossa amizade, mas também o nosso profundo respeito, porque gente como ele tá faltando no mundo, uma vida dedicada aos animais de rua e à VIDA. Obrigada Humberto Salla!!

    ResponderExcluir
  2. Que pena que ele se foi, nossa, como estou triste!

    ResponderExcluir
  3. JUSTO no dia 14/ fevereiro (ano 2016) dia do AMOR universal dos apaixonados (Valentine's day no exterior), vc nos deixou, Humberto Salla! Amargamente nos despedimos de vc ... Mas o teu legado de ABSOLUTO amor, persistência e respeito pela VIDA animal, criou raízes. São anos que eu te acompanhava ... E me emocionava (também orgulhosa!) de pelo menos ter encontrado um DIGNO Ser Humano transparente de paixão pela LUTA constante à Seres "menos considerados", onde a maldade humana impera catastroficamente! Mas DEUS não nos dá o que "queremos". E sim, o que verdadeiramente NECESSITAMOS. A tua hora chegou. A tua essência NÃO fazia parte deste mundo. Fostes "FIRME e FORTE" nas tuas convicçoes !!! Exemplo imbatìvel ... Saudades, jà :(

    ResponderExcluir
  4. JUSTO no dia 14/ fevereiro (ano 2016), dia do AMOR universal dos apaixonados (Valentine's day no exterior), vc nos deixou! Amargamente nos despedimos de vc ... Mas o teu legado de ABSOLUTO amor, persistência e respeito pela VIDA animal, criou raízes. São anos que eu te acompanhava ... E me emocionava (também orgulhosa!) de pelo menos ter encontrado um DIGNO Ser Humano transparente de paixão pela LUTA constante à Seres "menos considerados", onde a maldade humana impera catastroficamente! Mas DEUS não nos dá o que "queremos". E sim, o que verdadeiramente NECESSITAMOS. A tua hora chegou. A tua essência NÃO fazia parte deste mundo. Fostes FIRME e FORTE nas tuas convicçoes !!! Exemplo imbatìvel ... Saudades, jà!

    ResponderExcluir
  5. Que perda Senhor !
    Um homem de atitude, um guerreiro!
    Vá em paz querido Humberto Salla!
    ;((

    ResponderExcluir
  6. Humberto Salla Lima se foi ontem, seu enterro foi hoje às 15 horas em Linhares - ES. Grande perda, uma pessoa ímpar, um ser humano com muito amor e fé, a perda é enorme para a causa animal e também para aqueles que o amavam.

    ResponderExcluir
  7. Quem cuidará desses animais que ele abrigava? Alguem sabe me dizer?
    Não tenho medo da morte, mas tenho medo de deixar meus animais.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.