quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aventure-se com seu pet!


A experiência pode se tornar 

um bom vício.

Cleo com a Larissa em uma das inúmeras aventuras
que essa linda cadela faz desde filhote.
A primeira entrevista do ano no blog Cãopetente é muito especial. Deliciosa de ler. Estamos em pleno verão e, neste período, muita gente está curtindo férias com a família e isso inclui o animal de estimação. Esse negócio de achar que cachorro não tem que participar desse momento familiar, já está ficando para trás. Ainda bem! Mesmo que de forma ainda tímida, as opções aumentam. Já existem várias alternativas de hotéis conhecidos com Pet Friendly, onde você pode curtir seu momento de lazer em companhia do seu animal. Cães, gatos e outros bichinhos de verdadeira estimação. No Brasil a cultura de levar os bichos para locais públicos ainda é restrita. E está sendo disponibilizada a partir da iniciativa de alguns empresários que eu diria, tem visão mercadológica. Afinal, o mercado pet é muito lucrativo e quem investir e apostar nas oportunidades e no espaço para nossos amigões vai sair ganhando. E nós também, não é não?

A entrevista é com Larissa Rios, dona da Cléo, uma cadelinha muito linda, aventureira e certamente bem feliz. A Cleo comanda um blog fantástico e é oficialmente a consultora que avalia novas aventuras para as atividades oferecidas pela Turismo 4 Patas. Em dezembro viu a matilha crescer com a chegada da irmã Alegria. Precisa dizer mais alguma coisa com um nome desses? Mais à frente vocês a conhecerão melhor num Pet a Pet que ela teve com o Zeus, que foi incrível.

Larissa é a idealizadora do portal Turismo 4 Patas, empresa que além de ser pioneira em atividades no seguimento do turismo animal, ainda disponibiliza informações de hotéis em todo o País que recebem animais de estimação como hóspedes. A Turismo 4 Patas ainda criou o “Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem Pet Friendly”. O Sistema foi elaborado com a “colaboração de donos de pets que viajam com seus mascotes, dos próprios representantes do setor hoteleiro e também com base na experiência e conhecimentos dos profissionais responsáveis pelo Portal Turismo 4 Patas, representados pela T4P Classificação”, conforme descrição no site da empresa.”

O bate papo de hoje, do meu ponto de vista, mais que informativo, nos estimula a buscar cada vez mais alternativas de lazer com os nossos pets.

Larissa Rios dos Santos é baiana e adora conhecer o mundo. É Turismóloga por formação e trabalhou na organização de eventos culturais por mais de dez anos e como ela mesmo afirma, “apaixonada por animais desde que nasceu. Rs”.

Cãopetente – Larissa, você é formada em turismo e foi responsável pela realização de grandes eventos durante muito tempo. Eventos nada similares aos que organiza por meio da Turismo 4 Patas. O que a motivou a inovar e a organizar o ‘Turismo Animal’ e, além disso, a catalogar e classificar hotéis Pet Friendly?

Larissa Rios - Na verdade, eu sempre quis trabalhar com animais. Mas a vida acabou me levando para outros caminhos profissionais que, hoje, vejo, foram de extrema importância para me preparar e capacitar a ter a minha própria empresa e desenvolver o trabalho atual com confiança e profissionalismo. Mas o que me motivou de fato foi a entrada da Cléo em minha vida. Quando ela surgiu, eu já era uma "viajante por natureza" e quis incluí-la em meus roteiros. Assim fui percebendo uma oportunidade de negócio e uma necessidade do mercado. Não havia nenhuma empresa especializada e nem uma fonte que informasse aos donos de pets sobre o assunto. Então, a minha própria necessidade e experiência com a Cléo, me levou a organizar esse nicho de viagens com animais. No processo de surgimento e crescimento da Turismo 4 Patas, observei a ineficiência e a falta de preparo dos hotéis que se pré dispunham a aceitar pets. Eles próprios, em um dado momento, assumiram esse despreparo e passaram a nos procurar em busca de qualificação para atender a este público.

Cãopetente -  Você sempre teve animais de estimação?

Larissa Rios - Sim, sempre tive animais. Não só cachorros. Tive coelhos, galinhas, passarinhos, tartaruga.... sou de Salvador (Bahia) e, na infância, meus pais gostavam de nos levar, eu e meu irmão, para passear nas cidades do interior do Estado, próximas à capital. Normalmente eram cidades pequenas com muitas fazendas e sítios. Eu enlouquecia vendo os animais no pasto. Pedia para meu pai parar o carro e me metia no meio dos animais. Mas nunca tive uma relação como a que tenho hoje com a Cléo - de responsabilidade, de assumir tudo - desde a alimentação até a educação, e de companheirismo.

Cãopetente – A sua iniciativa de catalogação de hotéis é maravilhosa e muito útil. Passei os olhos nos hotéis que constam no site e São Paulo, como sempre, está à frente de todos os outros estados. Moro em Minas Gerais e a única vez que levei o Zeus a um hotel fiquei um pouco decepcionada. Imagino que por não ficar claro que o local aceitava cães (essa informação não consta no site), as pessoas estavam sempre com alguma ressalva em relação ao labrador. Em outros lugares muito menos prováveis de alguém gostar de animal fiquei muito mais tranquila e à vontade. Conto isso para saber quais são os quesitos básicos que um hotel precisa oferecer para receber animais de estimação?

Larissa Rios - Pois é, considerando o mercado pet como um todo, São Paulo está mesmo à frente, disparado, em relação aos demais estados do nosso País. E, mesmo assim, ainda há uma deficiência e despreparo para atender aos clientes deste segmento. Mas, graças a Deus, essa é uma realidade que está mudando aos poucos. É inegável a força e o potencial do nicho pet e o mercado turístico já visualizou isso. Muita coisa ainda precisa ser mudada e adaptada. Mas já tivemos grandes avanços. Basta observar, por exemplo, no numero de estabelecimentos que hoje aceitam animais de estimação. Quando a Turismo 4 Patas nasceu, há seis anos, tínhamos uma lista com cerca de 300 hotéis pet friendly. Hoje, esse número passa de mil. E esses hotéis estão se dispondo a entender mais sobre o perfil desse cliente. Aqui está um dos critérios principais para que um estabelecimento seja considerado pet friendly: a RECEPTIVIDADE. Existe uma diferença muito grande entre ACEITAR e RECEBER. A vontade e o empenho em saber mais para acolher melhor é o ponto positivo.

Cãopetente – Também observei que animais de grande porte ainda possuem poucas opções de lazer. Você observa interesse nos estabelecimentos em tornar mais abrangente a recepção desses animais? Afinal, os donos não distinguem seus pets pelo porte, não é mesmo?

Larissa Rios - Sim, é verdade que a maioria dos estabelecimentos que aceitam pets, restringem aos portes pequeno e médio. Mas existe sim, um interesse em abrir as portas com cada vez menos restrições. Aos poucos o mercado está se adequando.

Cãopetente – Assim como os humanos, os animais também precisam ser sociáveis para poderem fazer parte de viagens de lazer, é claro. E logicamente isso depende dos proprietários. Você percebe essa consciência da necessidade de alguns limites, por parte dos donos de animais de estimação?

Larissa Rios - A maioria dos problemas enfrentados pelos estabelecimentos era causada pela falta de bom senso dos donos e não necessariamente pela culpa dos animais. Isso é algo que detectamos e ajudamos a conciliar. A Turismo 4 Patas procura atuar dos dois lados: capacitando e divulgando os estabelecimentos dispostos a receber os pets; e informando donos a respeito da responsabilidade que eles devem assumir perante a guarda do seu animal. É preciso respeitar as regras e políticas de cada lugar e respeitar a presença e o espaço de outros freqüentadores. Assim, garantimos o nosso direito de ir  e vir com os nossos pets. Fazemos com que cada vez mais portas sejam abertas.


Cãopetente – Existem três níveis de classificação dos hotéis Pet Friendly. Conte-nos quais são os itens preenchidos por cada um deles?

Larissa Rios - Temos as categorias Standard, Premium e Super Premium. Dentro de cada categoria existem critérios obrigatórios e critérios eletivos que os estabelecimentos devem cumprir. São critérios que atendem especialmente às necessidades dos hóspedes “animais”, garantindo a segurança, o bem-estar e a diversão dos mascotes e, consequentemente, a satisfação de seus donos. Basicamente, vão desde lixeiras exclusivas para fezes, higienização dos quartos, espaços para recreação dos animais, veterinário de plantão, kit dog hospedagem até serviços especiais como monitores para os animais. Não avaliamos serviços ou estruturas que não atendam ou não influenciem a hospedagem do animal.

Cãopetente – Como é realizado esse trabalho de classificação?

Larissa Rios - Após um pré-diagnóstico, a visita técnica de um representante legal da T4P Classificação, valida, através dos critérios existentes, qual o nível de classificação alcançado pelo estabelecimento.



Cãopetente – Vocês também procuram pelos estabelecimentos ou são estes que buscam pela Turismo 4 Patas?

Larissa Rios - Os dois. Fazemos pesquisas frequentes para descobrirmos novos estabelecimentos, mas hoje somos bastante procurados por eles também. E ainda recebemos indicações do público que conhecem novas opções e fazem questão de compartilhar.

Cãopetente – Pelo o que entendi, ao desejar um selo da Turismo 4 Patas, vocês oferecem um treinamento com os funcionários, uma capacitação. É isso mesmo?

Larissa Rios - Sim, durante a visita de avaliação, se o estabelecimento for aprovado, ele pode selecionar alguns funcionários que receberão um treinamento com o objetivo de capacitá-los a compreender melhor o perfil e as necessidades do hóspede pet e atender da melhor forma. O treinamento é dado por um responsável pela T4P Classificação, que pode ser eu mesma ou a Clarissa Matos, minha sócia nesse segmento da empresa e especialista em Gestão da Hospitalidade. O treinamento abrange temas que vão desde os principais portes e raças dos animais até alguns conhecimentos básicos sobre comportamento animal a fim de auxiliá-los a reconhecer alguns riscos e reações e minimizar imprevistos. O estabelecimento também recebe um Manual da Hospedagem Pet Friendly com todo o conteúdo do treinamento e um Passo a Passo com perguntas e informações que devem ser colhidas durante a reserva ou check in, por exemplo.

Cãopetente – Qual a principal dificuldade encontrada pelos hotéis que você observa em relação aos proprietários de cães nessa modalidade de prestação de serviço?

Larissa Rios - A principal dificuldade é entender a própria relação "dono & animal". Os estabelecimentos não compreendiam, e alguns ainda não compreendem, que ao levar o seu pet junto numa viagem, para o dono, o animal torna-se o foco da programação. O hotel pode até oferecer lençóis seda pura mas, se não demonstrar sinceramente que o pet é bem-vindo, não alcançará a satisfação do hóspede.

Cãopetente – Eu posso afirmar que a principal dificuldade dos proprietários é encontrar locais, hotéis e outros estabelecimentos que aceitam animais de estimação. Você vê com entusiasmo e otimismo essa mudança de cultura, já que os animais estão cada vez mais incorporados como membros efetivamente familiares? Pergunto principalmente fora de São Paulo, onde as possibilidades são mais escassas.

Larissa Rios - Sim, vejo, e como vejo!!! Isso é comprovado pelo número de estabelecimentos que hoje nos procuram a fim de divulgar para o público que seus animais são bem-vindos. E não falo só de hotéis não. A Turismo 4 Patas já está iniciando um trabalho também com restaurantes, bares, cafeterias, lojas, shoppings e muitos outros. É indiscutível, o animal é membro da família!!!

Cãopetente – Para essa mudança de cultura, o que você diria a prestadores de serviços e comerciantes, inclusive do ponto de vista financeiro e do custo benefício?

Larissa Rios - Diria que a aceitação de pets é mais que um diferencial no mercado. É fator decisivo de escolha para muitos clientes. Muitos hotéis já nos informaram que, após adotar a postura pet friendly, chegaram a aumentar o seu faturamento em até 10%.  O público pet também rentabiliza a ocupação durante o ano inteiro, sem alta ou baixa estação. E, ao contrário do que se pensa, não são necessários grandes investimentos ou alterações estruturais para atender a esse público.

Cãopetente – Vi no site dicas para viajar com os animais, desde o que colocar na bagagem do bichinho até os procedimentos legais a serem seguidos e respeitados. O que você diria àquele proprietário que ainda acha estranho animais acompanharem seus donos em passeios e viagens?

Larissa Rios - Eu diria que ele não faz a mínima ideia do que está perdendo...rssss. Levar o animal de estimação numa viagem pode dar um pouco mais de trabalho e exigir alguns cuidados. Mas a satisfação da companhia e a oportunidade de estreitar cada vez mais a relação com o seu pet é incomparável.

Cãopetente – Hoje o trabalho que você desenvolve com as diversas modalidades de esporte de aventura com cães e seus donos é uma referência de inovação e gestão. Mas quando começou essa empreitada fantástica, quais foram suas principais dificuldades?

Larissa Rios - Quando iniciei, minha principal dificuldade era encontrar parceiros que acreditassem que isso seria possível. Eu busquei empresas especializadas em esportes de aventura para trabalharmos em parceria. Praticar um esporte de aventura é uma delícia e super divertido, mas deve ser feito com muito cuidado e responsabilidade. Por isso, busquei aliar a expertise das empresas de aventura com o meu know how em comportamento animal e gestão de eventos. Mas algumas empresas acharam loucura ou mesmo uma piada.

Graças a Deus eu não desisti e encontrei em meu caminho profissionais sérios, competentes e tão inovadores quanto eu, que acreditaram na minha proposta e “compraram" a minha ideia. E hoje são meus super parceiros, inovando cada dia mais. Aqueles que riram lá no início, hoje tentam nos imitar .... E aqui fica a dica para os donos de pets dispostos a se aventurar com seu animalzinho: conheçam muito bem a capacidade da empresa que você está contratando. A aventura deve ser segura, confortável e agradável para o seu pet!

É preciso dizer que a Cléo também foi e é peça fundamental. TODAS as atividades que a Turismo 4 Patas oferece são testadas por ela antes de chegar ao nosso calendário. Através das reações, dificuldades e experiências da Cléo, formatamos o roteiro adequado para qualquer porte de animal.

Cãopetente -  Quais são as exigências em relação aos cães para participar dos eventos que a Turismo 4 Patas oferece?

Larissa Rios - Basicamente: estar em dia com a vacinação; não apresentar nenhum sintoma de doença; se cadelas, não estar no cio; e ser um animal sociável e dócil.

Cãopetente – Deve haver cães que participam pela primeira vez e que demonstram ou mais medos, ou mais agitação, ou comportamentos mais eufóricos que o esperado. Quais os procedimentos nesses casos?

Larissa Rios - Sim, com certeza. Às vezes cães que nunca nadaram, cães que nunca andaram soltos.... A maioria são animais que vivem em apartamento e, ao se depararem com a natureza e a liberdade, querem extravazar. E a proposta é essa mesma! Entre outras coisas, gastar energia! Nós fazemos uma pesquisa prévia sobre o perfil e temperamento do animal antes da aventura e, se for algum caso especial, já nos preparamos para recebê-lo com uma atenção a mais. Procuramos orientar e auxiliar o dono para que, aos poucos, tenha o melhor controle do seu animal.

Cãopetente – Além de você e da Cleo, quais pessoas fazem parte da equipe que promove esses passeios de aventura?

Larissa Rios - Para as aventuras, temos uma parceria com a empresa Brother´s Dog, que disponibiliza uma equipe de adestradores e especialistas em comportamento animal para auxiliar os donos e manter o controle da matilha.

Na parte dos estabelecimentos pet friendly, temos uma sociedade com a empresa C2M Consultoria e Gestão da Hospitalidade, representada pela Clarissa Matos.

Cãopetente – Durante quantos dias, no máximo, os passeios acontecem?

Larissa Rios - Temos aventuras de dois dias e aventuras de um dia.

Cãopetente – Quantas pessoas e animais em média participam? Há um número máximo por atividade?

Larissa Rios - Em média 35 pessoas e 30 cães. Temos um limite máximo que é estabelecido de acordo com a atividade, o temperamento e portes dos animais inscritos.

Cãopetente – Quais os principais benefícios você observa nesse tipo de atividade entre cães e seus donos?

Larissa Rios - Além do gasto de energia e da prática do exercício, vemos grandes resultados nas relações "donos & animais". Sabemos da significativa mudança em algumas relações que se tornaram mais estreitas e repletas de confiança. O dono passa a entender melhor o seu animal e assumir um melhor controle. Sem falar na felicidade de ver aqueles bichinhos correndo livremente, nadando e se divertindo. Há também uma socialização não só entre os animais mas também entre as pessoas.

Cãopetente – Hoje, quando olha para suas atividades anteriores a esta, você se imagina em outro tipo de trabalho?

Larissa Rios - Nem por um momento!!! Eu não imagino como seria a minha vida se eu tivesse que parar de fazer o que eu faço. Não vou dizer que não sei porque não fiz isso antes, porque acredito que tudo acontece no tempo certo e se tiver que acontecer. Acredito que foi assim que aconteceu e vem acontecendo comigo.

Cãopetente – Ideias novas? Diante de tanta inovação, trabalho criativo e lazer aliado ao trabalho, o que mais sonha em desenvolver?

Larissa Rios - Nossa, milhões... hehehe. Ideias não faltam. Nós queremos revolucionar esse mercado e promover cada vez mais a inclusão social dos animais de estimação. Eles são sim, membros das famílias. Tenho tanta coisa em plano... Mas vamos realizando aos poucos, crescendo de forma sólida e preparada.


Cãopetente – Diga algo para quem tem medo de tentar uma aventura assim.

Larissa Rios - Se não tentar, nunca vai descobrir a delicia que é curtir um dia em meio à natureza com seu melhor amigo. Venha sem medo. Estamos preparados e dispostos para atendê-los. Mas cuidado: pode ser que você adquira um novo vício em sua vida!!! rssss

Acesse o site da Turismo 4 Patas: http://www.turismo4patas.com.br/


Olhe o Zeus aí. Alguém tem dúvida do quanto ele se diverte com esses passeios? Com responsabilidade e os devidos cuidados, garantimos, não há nada melhor!


E para a próxima?

Sinceramente, depois de ler essa entrevista e de visitar o site da Turismo 4 Patas eu duvido que a inquietação vai deixar você de lado, até que faça sua primeira aventura com o animal de estimação. E depois, outra, outra e outra. Se a conversa com a Larissa foi tudo de bom e super motivadora, imagine os passeios de aventura que ela promove! Tomara que um dia a gente consiga se programar para participar de um desses, não é Zeus? Garanto que nosso principal impedimento atual é apenas a distância.

Parceiros, eu e o Zeus também vamos tirar umas férias, mas voltamos em fevereiro. E depois vamos contar como foi o nosso passeio. Chegaremos com novidades. O Zeus chegará cheio de novidades.

Logo, para a próxima semana o que indicamos é que programe um belo passeio com seu mascote. Sempre se preocupando se o local aceita animais, quais são as regras e quais os cuidados que precisa tomar para que o passeio seja 100% maravilhoso. 

Na nossa página do Facebook (www.facebook.com/CÃOPETENTE), estamos dando dicas diárias e super simples, porém essenciais para que as férias com seu amigão de quatro patas sejam perfeitas. No site da Turismo 4 Patas você também poderá acessar informações maravilhosas para lhe ajudar, principalmente se for sua primeira experiência numa viagem com o "cãopanheiro". Além de conhecer os hotéis pet friendly existentes por todo o País. 

Boas férias! 

Até mais ver!

2 comentários:

  1. Excelente, a expansão é necessária. Parabéns ao T4P e a Cãopetente por mais esta entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Dalila, somos gratos por nos acompanhar.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe seu comentário ou sugestão. Nossa proposta é contribuir com informações positivas e úteis sobre animais de estimação. Apenas não serão publicados comentários ofensivos e que não estejam de acordo com nossos objetivos. Faça uma parceria CÃOPETENTE conosco! Esse espaço também é seu.